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2159277 | AVALIAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA FOCADA NA PUNÇÃO VENOSA INFANTIL | Autores: Gabriela Rodrigues Zinn ; Paloma Schadeck Vanderlei de Souza ; Bruna Gabriela Bibancos Damas |
Resumo: A punção venosa periférica infantil é um procedimento de impacto relevante na
assistência de enfermagem. Para as crianças muitas vezes desencadeia traumas e
desconforto, por este motivo os profissionais precisam aperfeiçoar seus
conhecimentos, habilidades e técnicas para adquirir estratégias para um melhor
atendimento1-2. **Objetivo**: Avaliar uma intervenção de Educação Permanente
em Saúde com foco na qualificação da punção venosa infantil. **Metodologia:
**Realizamos uma pesquisa-ação com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi
composta por 18 profissionais da equipe de enfermagem. Realizamos uma
intervenção educativa pautada na aprendizagem baseada em problemas e aplicamos
um questionário de avaliação de conhecimento antes e depois da intervenção,
bem como um questionário de avaliação de reação. **Resultados: **A realização
da intervenção educativa ocorreu em conformidade com o referencial da
aprendizagem baseada em problemas, tornando-se significativa e tendo adesão
positiva e participativa das pessoas envolvidas. Houve elevação do
conhecimento da equipe de enfermagem acerca do tema, pois o pós-teste
demonstrou declínio ou ausência de erros nas respostas em comparação com o
pré-teste. O nível de satisfação em participar da intervenção educativa foi
elevado. **Conclusão:** A experiência vivida ressalta o quanto um momento de
Educação Permanente em Saúde, desenvolvido a partir de uma estratégia
educativa significativa, tem potencial de transformação da realidade.
Referências: 1. Batalha LMC, Costa LPS, Almeida DMG, Lourenço PAA, Gonçalves AMFM, Teixeira ACG. Fixação de cateteres venosos periféricos em crianças: estudo comparativo. Esc. Anna Nery. 2010; 14 (3): 511-81.
2. Ferreira MJM, Chaves EMC, Farias LM, Dodt RCM, Almeida PC, Vasconcelos SMM. Cuidado da equipe de enfermagem à criança sob punção venosa periférica: estudo descritivo-On Line Bazilian Journal of Nursing. 2012; 11(1):79-89. |