Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2145777

E-Pôster


2145777

BLENDED LEARNING NO CURSO DE ENFERMAGEM: Nossa Sala de Aula não é Física e nem Virtual, ela está em todos os lugares.

Autores:
Marcio Martins da Costa ; Ana Paula Munhen de Pontes ; José Rogério Moura de Almeida Neto

Resumo:
**Introdução: **Este relato apresenta uma experiência pedagógica do emprego de Ambientes virtuais de aprendizagem e novos objetos didáticos no contexto da educação superior em Enfermagem, acompanhada e avaliada pela Direção do Curso de Enfermagem e pelo Núcleo de Ensino a Distância. **Objetivo:** Relatar a experiência do processo de implantação do _blended learning_ no curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ensino Superior de Valença. **Metodologia: **Relato de experiência acerca do processo de implantação do _blended learning_ no projeto pedagógico (PPC) do curso de Enfermagem em2018. O projeto foi estruturado em quatro etapas: Iniciação do projeto; Organização e Preparação; Execução do Projeto, e acompanhamento. **Resultados: **O _blended Learning_ compõe atualmente o PPC do curso de Enfermagem e está sendo implantado de forma progressiva, com a proposta de gerar maior engajamento dos alunos; melhor aproveitamento do tempo docentee valorizaçãodo seu papel como mediador em sala de aula; valorizar o planejamento e acompanhamento de cada aluno; e ofertar experiências de aprendizagem ligadas às diferentes formas de aprender. **Conclusões: **O _blended learning_ se constitui em um período de transição e adequação da comunidade acadêmica, motivada pela demanda da realidade educacional do País, onde se faz necessário repensar o papel docente e discente. **Contribuições:** Estamos diante de um processo contínuo de transformação educacional, era disruptiva, onde a velocidade das transformações sociais, culturais e econômicas impacta diretamente os projetos educacionais, dando contorno à necessidade de um modelo educacional conectado aos desafios contemporâneos e futuros. **Descritores**: Enfermagem; Aprendizagem ativa; Ensino Superior. **Referências: **Belloni ML. Educação a Distância.  Campinas/SP: Autores Associados, 2009. Porto O. Bases da Psicopedagogia: Diagnóstico e Intervenção nos Problemas de Aprendizagem. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2007.


Referências:
Belloni ML. Educação a Distância. Campinas/SP: Autores Associados, 2009. Porto O. Bases da Psicopedagogia: Diagnóstico e Intervenção nos Problemas de Aprendizagem. 2 ed. Rio de Janeiro: WAK, 2007.