Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2013265

E-Pôster


2013265

A violência obstétrica sob o olhar do enfermeiro: uma revisão integrativa

Autores:
Antonia de Maria Gomes Paiva ; Dafne Paiva Rodrigues ; Ana Maria Martins Pereira ; Elaine Cristina de Sousa Moreira ; Maria Izabel Cristina do Nascimento

Resumo:
**Introdução: **A violência obstétrica é um tipo de violência de gênero, identificada na prática assistencial por abusos físicos, sexuais, psicológicos e institucionais.O Ministério da Saúde vem, ao longo das últimas décadas, propondo políticas públicas, visando a humanização da assistência ao parto e nascimento, à promoção da cidadania, à autonomia da mulher, à garantia de atendimento digno e de qualidade e ao uso adequado das tecnologias disponíveis. **Objetivo: **Analisar a literatura nacional e internacional sobre violência obstétrica sob o olhar da Enfermagem Obstétrica. **Métodos: **Revisão integrativa, nas bases de dados e portais: SciELO, LILACS, BDENF e MEDLINE, no mês Novembro de 2017, utilizando-se os descritores disponíveis no MeSH e operadores boleanos: Obstetric violence AND Obstetric nursing AND woman´s health. Foram selecionados artigos originais e completos, publicados entre 2015 e 2017, em português, inglês e espanhol. **Resultados e Discussões: **Foram analisados quinze artigos, onde se percebeu a necessidade de cuidado efetivo às mulheres visto que frequentemente essas possuem agravantes de vulnerabilidade, como baixos níveis sociocultural e poder aquisitivo. **Considerações Finais: **A violência obstétrica se manifesta no trabalho de parto e parto, desde a omissão de informações, realização de procedimentos sem o consentmento da mulher até a injúria verbal, violência sexual, física e psicológica. O enfermeiro possui posição estratégica no cuidado à parturiente, visto que atua diretamente com as mulheres e possui papel educativo quanto à promoção e implementação de boas práticas, além de contribuir para o empoderamento das mulheres durante todo o processo. **Referências: **1 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes. **Ministério da Saúde**, 2011. 2 Ministério da Saúde. Violência Obstétrica é Violência Contra a Mulher. Mulheres em luta pela abolição da violência obstétrica. São Paulo, 2014.


Referências:
Referências: 1 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes. Ministério da Saúde, 2011. 2 Ministério da Saúde. Violência Obstétrica é Violência Contra a Mulher. Mulheres em luta pela abolição da violência obstétrica. São Paulo, 2014.