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1988286 | O USO DE FANTOCHES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL | Autores: Daniela Baquiega Pessoa ; Marise Ramos de Souza ; Juliana Silva Rodrigues ; Letícia Assis ; Micaela Souza Santos |
Resumo: O USO DE FANTOCHES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL
PESSOA; Daniela Baquiega¹; RODRIGUES, Juliana Silva¹;ASSIS, Letícia¹;SANTOS,
Micaela Souza¹; SOUZA, Marise Ramos²; BORGES, Cristiane José (Orientadora)³
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG - REJ)
¹ Acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e
bolsista do Programa de Educação Tutorial - danielapessoa59@gmail.com
² Professora doutora da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e
Tutora do Programa de Educação Tutorial.
³ Professora doutora da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e
Professora colaboradora do Programa de Educação Tutorial.
Palavras-chave: Promoção da saúde; Educação em Saúde.
Introdução: A atividade lúdica é um importante recurso para a educação em
saúde com o público infantil, possibilitando a formação de concepções sobre o
processo saúde-doença1. Objetivo: Relatar a experiência em utilizar o teatro
de fantoches para a promoção e educação infantil sobre bullying nas escolas.
Metodologia: Relato de intervenção proveniente do projeto de extensão
intitulado “Teatro de Fantoches no Shopping: Promoção e Educação Infantil”, o
qual foi idealizado pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET)
Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí em parceria como
Centro de Referência de Assistência Social e o Núcleo de Vigilância
Epidemiológica e Ambiental em Saúde, através da “Campanha de combate ao abuso
e à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil”. O
público alvo constitui-se de crianças e adolescentes que frequentavam o
shopping do município de Jataí-Goiás. Foi implementada entre os dias 18 a 20
de maio de 2018, com apresentações de peças teatrais nos três turnos, a qual
foi redigida pelos membros do grupo PET. Resultados: Participaram 199 pessoas
nas apresentações do teatro supracitado, destas 131 (66%) do sexo feminino.
Houve predominância de participantes com
faixa etária entre 1 a 10 anos (n. 124; 63,5%). Conclusão: Os resultados
evidenciaram a presença expressiva de crianças, contribuindo assim, para uma
ampla divulgação para prevenção da violência e bullying nas escolas.
Contribuições para Enfermagem: A promoção de atividade educativa junto a
comunidade contribui para o desempenho das atividades de enfermagem, com
vistas na promoção da saúde e proteção de doenças.
REFERÊNCIAS:
1- Luchetti AJ, Moreale VC, Parro MC. Educação em saúde: uma experiência com
teatro de fantoches no ensino nutricional de escolares. CuidArte, Enferm.
2011; v.5 : 97-103.
Referências: Luchetti AJ, Moreale VC, Parro MC. Educação em saúde: uma experiência com teatro de fantoches no ensino nutricional de escolares. CuidArte, Enferm. 2011; v.5 : 97-103. |