E-Pôster
1975529 | CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE HABILIDADES PRÁTICAS EM SAÚDE NO ESTÁGIO DE DISCENTES DE CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM | Autores: Cleide Oliveira Gomes ; Kariny Kelly de Oliveira Maia ; Sheyla Gomes Pereira de Almeida ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza ; Angélica Teresa Nascimento de Medeiros |
Resumo: A primeira vivência de discentes em campo de estágio gera medo, ansiedade,
dentre outros sentimentos que resultando em tensão. Esses sentimentos podem
ocasionar diminuição do aproveitamento de desempenho do discente, uma maneira
de amenizar toda essa ansiedade é a realização de aulas teórico-práticas em
laboratório. O estudo retrata a contribuição do Laboratório de Habilidades
Práticas em Saúde da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte na formação do discente para campo de estágio. O estágio é indispensável
para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes da área da Enfermagem,
fortalecendo também a criatividade e criticidade desses discentes. O
Laboratório de Habilidades Práticas em Saúde (LHP) possibilita a articulação
entre teoria e prática para preparar o discente no contato com o paciente em
níveis crescentes de complexidade de modo a levá-lo a refletir criticamente
sobre situações diversas nos serviços, como também tentar amenizar a ansiedade
ao lidar com o paciente. A aproximação do LHP com a realidade sem a tentativa
de idealizar os serviços, contribuem para a formação do profissional com
pensamento crítico. Portanto a preparação do discente no Laboratório de
Habilidades Práticas em Saúde além de focar no ensino técnico, ela também
forma vínculo entre os envolvidos para uma formação crítica e ética desses
discentes para o estágio e para vida. Esse estudo agrega conhecimentos para
discussões sobre aulas práticas em laboratórios e a facilitação do processo-
aprendizagem do discente desde laboratório até o campo de estágio.
Referências: Brito FMM, Rozendo CA, Melo POC. Nursing laboratory and critical education of nurses: approaches and distances. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1500-6. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0339. |