E-Pôster
1947888 | Interlocução entre Ensino e profissionais do Serviço de Saúde | Autores: Hadelândia Milon de Oliveira ; Rizioléia Marina Pinheiro Pina ; Valdelanda de Paula ; Nair Chase da Silva |
Resumo: Um aspecto importante na formação profissional e na qualidade da assistência á
saúde da população é a integração entre as instituições formadoras e os
serviços de saúde. **Objetivo**: Relatar a experiência da implantação do
Programa de integração Ensino-serviço de uma Instituição de Ensino Superior
Pública. **Metodologia**: Estudo de natureza descritiva do tipo relato de
experiência das ações de implantação do Programa de Integração Ensino-Serviço
entre a Escola e Enfermagem de Manaus e Hospital Universitário com ênfase nas
ações de ensino, pesquisa e extensão. **Resultados**: Maior aproximação e
interação entre profissionais do serviço e corpo docente, por meio das
atividades deAcolhimento, Capacitação, Práticas de ensino-serviço e Atividades
sócio/cultural. **Conclusões**: A integração Ensino-Serviço favoreceu a
atuação docente nos serviços de saúde do Hospital Universitário com melhoria
dos serviços, criação e implantação de protocolos, capacitação da equipe de
enfermagem com vistas a maior qualidade da assistência, além da inserção dos
profissionais do serviço no ensino de graduação, participação em disciplinas
de pós-graduação e projetos de extensão. **Contribuições ou implicações para a
Enfermagem**: A implantação do Programa de Integração Ensino-Serviço
contribuiu para o ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão,
fortalecendo o ensino de enfermagem e sua aplicação no campo de pratica,
fortalecendo o vínculo entre profissionais de enfermagem promovendo trocas de
saberes entre docentes, discentes e profissionais do serviço.
Referências: 1. Brehmer LCF, Ramos FRS. Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de Cursos de Graduação em Enfermagem RevEscEnferm USP 2014; 48(1):119-26 www.ee.usp.br/reeusp
2. Kuabara CTM; Sales PRS; Marin MJS; Tonhom SFR. Integração ensino e serviços de saúde: uma revisão integrativa da literatura. REME • Rev Min Enferm. 2014 jan/mar; 18(1): 195-201 |