Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1942599

E-Pôster


1942599

O PRIMEIRO CONTATO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM COM O AMBIENTE HOSPITALAR

Autores:
Evelyn Boeck dos Santos ; Bruna Sodré Simon ; Giovana Sangiogo Dallabrida

Resumo:
Introdução: O curso de Graduação em Enfermagem tem por finalidade a formação generalista, possuindo uma grade curricular voltada para o conhecimento teórico-prático. Entretanto, muitos acadêmicos, ao ingressar na graduação, nunca tiveram contato com o ambiente onde atuarão, tendo esta oportunidade apenas ao iniciarem as atividades práticas¹. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem diante o primeiro contato com o ambiente hospitalar. Método: Relato de experiência a partir de visitas realizadas em maio de 2018 ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), oportunizada pela disciplina de Enfermagem e as Políticas Públicas no primeiro semestre de graduação da Universidade Federal de Santa Maria. **Resultados:** A atividade proporcionou um misto de sentimentos nos acadêmicos envolvidos, devido as diferentes demandas de pacientes que estavam internados nas unidades, cada um com a sua eventualidade, porém, todos com a mesma necessidade, o cuidado. Alguns acadêmicos acreditavam que pelo HUSM ser um hospital público seria possível encontrar algumas falhas, no entanto, isso não foi observado.** **Conclusões: Ao serem integrados no universo hospitalar ainda no primeiro semestre de graduação, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer os cenários no qual futuramente estarão inseridos e assim, foi possível sanar dúvidas existentes no início da graduação, como exemplo, os locais de possível atuação da enfermagem. Contribuições para a Enfermagem: A familiarização com o ambiente hospitalar já no primeiro semestre da graduação, pode instigar a reflexão dos futuros enfermeiros acerca deste cenário e amenizar o impacto e estranhamento dos contatos iniciais com paciente hospitalizado.


Referências:
1 Alves EA, Cogo AL. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o processo de aprendizagem em ambiente hospitalar. Rev. Gaúcha de Enferm. [Internet]. 2014 [acesso em 2018 set 19];35 (1): 1-8. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/42870/28943