Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1896024


1896024

Características definidoras mais acuradas da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório durante Teste de Respiração Espontânea

Autores:
Marcos Antônio Gomes Brandão ; Ingrid Régia Lopes Jerônimo ; Priscila Carvalho de Souza ; Juliana Ramos Gomes

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório (RDDV) é um dos diagnósticos de enfermagem com maior prevalência e alto potencial de ampliar o tempo de assistência ventilatória mecânica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Todavia, verifica-se reduzida publicação na temática, especialmente de modelos de validação clínica. OBJETIVOS: Verificar a acurácia de características definidoras na predição da ocorrência da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório durante o Teste de Respiração Espontânea. MÉTODOS: Estudo longitudinal prospectivo, derivado de tese de doutorado. Incluiu 46 pacientes da UTI de um hospital universitário da região sudeste do Brasil. A verificação da acurácia das características definidoras da versão taxonômica diagnóstica da _NANDA International_ (2015) foi obtida de dados de 58 Testes de Respiração Espontânea (TRE). Foi usado o Teste do Quiquadrado ou o Teste Exato de Fisher para verificar a associação entre a característica e o diagnóstico. As características significativamente associadas ao diagnóstico de enfermagem foram incluídas em um modelo preditor da acurácia do tipo regressão logística _foward_ condicional. Utilizou-se o Software IBM SPSS versão 23. O estudo foi aprovado por Comitês de Ética de Pesquisa sob pareceres  n° 1.447.514 e  n° 1.455.672. RESULTADOS: Quatorze características definidoras foram associadas a RDDV com significância estatística e incluídas no modelo. Foi o melhor preditor da ocorrência da RDDV o modelo de regressão logística que incluiu “uso mínimo da musculatura acessória” (Odds ratio = 31,32), “inquietação” (Odds ratio = 19,41) e desconforto respiratório (Odds ratio = 12,83), com um R quadrado de Nagelkerke explicando 65,3% das variações registradas no diagnóstico. CONCLUSÕES: Foram consideradas acuradas para o julgamento da RDDV durante o TRE: uso mínimo da musculatura acessória, inquietação e desconforto respiratório. IMPLICAÇÕES: O modelo oferece evidências sobre características relevantes para uso diagnóstico de enfermeiros intensivistas.


Referências:
1) North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). NANDA Internacional. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015.