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1821965 | RESIGNIFICANDO A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS ATRAVÉS DA MÚSICA – UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA TRANSPESSOAL | Autores: Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes ; Fabiana Aguiar de Oliveira |
Resumo: **Introdução:** A relação entre ensino-pesquisa-extensão contribui de forma significativa para a formação qualificada acadêmico-profissional-social. Neste sentido, atividades musicais extensionistas na área de saúde são possibilidades oportunas para maximizar o cuidado ampliado para além da técnica(1). Neste contexto, o Cuidado Transpessoal enquanto fundamentação evoca a sensibilidade/criatividade no processo de cuidado a fim de alcançar um paradigma mais amplo que envolva a dimensão existencial-espiritual das experiências humanas(2). **Objetivo**. Desvelar o significado do cuidado transpessoal entre acadêmicos egressos de um projeto extensionista praticante da visita musical no contexto hospitalar. **Método**. Descritivo-exploratório-qualitativo, realizado na Universidade Federal da Bahia mediante entrevista semiestruturada com doze egressos de um projeto extensionista fundamentado no Cuidado Transpessoal. A análise seguiu o modelo interativo de análise de conteúdo. **Resultados.** Demonstraram a descoberta de um novo eu pessoal-profissional revelado pela experiência de cuidado através da visita musical. Evidenciaram o impacto positivo e transformador na formação de enfermeiros ao potencializar o desenvolvimento da empatia e sensibilidade no direcionamento de uma filosofia transpessoal de cuidado, ampliada às necessidades biopsicoespirituais do indivíduo-família. **Conclusão.** O estudo endossa a relevância do tripé pesquisa-ensino-extensão na construção de profissionais enfermeiros cidadãos comprometidos com o aperfeiçoamento de sua práxis por meio da criatividade/proatividade. Demonstra a efetividade da práxis extensionista como exercício indispensável ao desenvolvimento de habilidades transpessoais de cuidado. **Implicações para enfermagem****.** O cuidado musical e transpessoal se afinam na capacidade de melhorar a formação do acadêmico de enfermagem no cenário desafiador do cuidado integral e interdisciplinar, sendo capaz de gerar um autoconhecimento e amadurecimento diferenciados para a futura atuação profissional.
Referências: 1. Silva KG, Martins GCS, Bergold LB. A utilização terapêutica da música junto ao cuidado de enfermagem em uma unidade pediátrica. Revista de Enfermagem da UFPI. 2016; 5(3): 4-9.
2. Watson J. Nursing: the philosophy and science of caring / Jean Watson. – Rev, ed. Published by the University Press of Colorado. 2008. |