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1781633 | CUIDANDO DO PÉ DIABÉTICO: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA | Autores: Luisa Gomes Viana ; Izabel Cristina de Souza ; Joyce da Silva Costa ; João Victor Santos de Castro ; Paloma Gabrielly Amorim Monteiro |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** O pé diabético é uma complicação crônica grave de relevante importância para saúde pública.1 O uso de álbum seriado nas atividades educativas pode contribuir para a redução de complicações. **OBJETIVO:** Validar o conteúdo de uma tecnologia educativa sobre cuidado com o pé diabético. **METODOLOGIA:** Estudo metodológico, realizado em janeiro, 2018, com sete especialistas de conteúdo. Os critérios de inclusão foram: tempo de atuação na área superior a três anos e/ou experiência com estudos de validação. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), adotando-se parâmetro igual ou superior a 0,80 de concordância para validade.2 Os aspectos éticos foram respeitados. **RESULTADOS:** Os resultados do cálculo do IVC evidenciaram equivalência de avaliação dos juízes, com valor entre 0,76 a 1,0. O IVC para para a clareza da linguagem foi 0,92; 0,97 para a pertinência prática e 0,96 para relevância teórica, totalizando 0,95 para as figuras. Quanto às fichas roteiro, o IVC foi: 0,83 para a clareza de linguagem; 0,85 para a pertinência prática e 0,86 para a relevância teórica, com geral de 0,84. Referente ao valor total do álbum, alcançou-se 0,90, com mudanças posteriores conforme solicitação dos juízes. **CONCLUSÃO:** O álbum seriado sobre cuidado com o pé diabético foi considerado válido para utilização com a população-alvo, após as modificações sugeridas pelos juízes. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** A validação de álbum seriado para prevenção do pé diabético mostra-se relevante, pois contribui diretamente para disponibilizar uma tecnologia válida aos enfermeiros para atividades de educação em saúde junto à comunidade.
Referências: 1- Gan D. International Diabetes Federation. Diabetes Atlas. 2017.
2- Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? Critique and recomendations. Res Nurs Health. 2006; 29(5):489-497. |