E-Pôster
1781581 | A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ÉTICA NA GRADUAÇÃO | Autores: Juliana Simas Justino ; Lúcia Nazareth Amante ; Bárbara Mohr da Silveira ; Emanuele Pozzeon Caurio ; Bruno de Campos Gobato |
Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em
enfermagem (DCNs) norteiam a formação do profissional e objetiva a
qualificação dos graduandos para o futuro exercício da profissão, através do
ensino generalista, humanista, crítico e reflexivo, incluindo como base o
conhecimento científico e intelectual, pautando-se em princípios éticos e
legais.1 Objetivos: Relatar a experiência do ensino da ética em um curso de
graduação em enfermagem Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo na
modalidade relato de experiência elaborado a partir das vivências de um
acadêmico do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa
Catarina no que diz respeito ao ensino da ética ao longo da formação.
Resultados: A transversalidade do conteúdo no currículo do curso enfermagem
por meio de vivências teórico práticas, permite os acadêmicos criarem um
espaço para reflexão e discussão, estimulando o senso crítico e buscando o
raciocínio crítico e reflexivo para conduzir com competência, comprometimento
e responsabilidade a profissão. Conclusões: É fundamental e relevante o ensino
da ética no período de formação dos graduandos em enfermagem, pois estimula os
mesmos atuarem como futuros profissionais de forma humanizada, ajustável,
inovador e interligada a consciência profissional ao cuidado ético.
Implicações para a Enfermagem: O ensino da ética na graduação se torna
primordial para a consolidação da atenção à saúde pelos futuros enfermeiros,
marcado por capacidades técnicas, científicas e humanas.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Resolução CNE/ CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. [online]. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sesu/diretriz.htm [Acesso em 5 de agosto de 2005]. |