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1703650 | ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROCESSO DE CUIDAR NA ATENÇÃO BÁSICA | Autores: Suely Lopes de Azevedo ; Liliane Belz dos Reis ; Isaura Setenta Porto ; André Luiz de Souza Braga ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente |
Resumo: No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica,
considerados como atendimento inicial, cujo objetivo é orientar sobre a
prevenção de doenças, solucionar os agravos e direcionar para níveis de
atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto,
como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços de saúde, dos mais
simples aos mais complexos, oferecendo serviços multidisciplinares por meio
das Unidades Básicas de Saúde1. Nesta perspectiva, o enfermeiro exerce ações
específicas e privativas, através do processo de enfermagem (PE)_ 2_, que deve
estar baseado num suporte teórico que oriente sua execução; composto de cinco
etapas inter-relacionadas e interdependentes3. O_ PE é __denominado __na
atenção básica__ como Consulta de Enfermagem__ (CE)_ 4_. __O_ processo de
cuidar em enfermagem está fundamentado na necessidade de cientificidade das
ações desenvolvidas, por meio da qual são identificados problemas de saúde-
doença, prescritas e implementadas; intervenções de enfermagem que contribuam
para a promoção, proteção, tratamento, controle, recuperação ou reabilitação
do usuário4,5 Objetivo: Descrever a experiência da consulta de enfermagem
sistematizada junto aos clientes hipertensos e diabéticos na Atenção Básica em
saúde. Método: Estudo descritivo, desenvolvido no Programa de Educação em
Saúde na Unidade Básica da Engenhoca junto aos usuários diabéticos e
hipertensos durante a consulta de enfermagem. Os dados foram obtidos dos
registros do PE no prontuário dos usuários durante as consultas de Enfermagem
e as atividades desenvolvidas no grupo educativo, realizadas, durante o
primeiro semestre de 2018, no Programa Hiperdia. Resultados: As consultas
seguiram a propedêutica de obtenção do histórico, identificação dos
diagnósticos e intervenções de enfermagem e avaliação da assistência.
Conclusão: Com identificação dos diagnósticos e implementação dos cuidados foi
possível reestruturar o atendimento ambulatorial e proporcionar uma
assistência individualizada. Contribuições: A pesquisa reforçou que o processo
de cuidar através da consulta sistematizada fortalece a Enfermagem enquanto
ciência e possibilita um cuidado individualizado, maior qualidade e autonomia.
Referências: 1- Brasil, Ministério da Saúde. PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista. Atenção Básica. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). [citado 02 agost 2018]. Disponível em: .
2- Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução Nº 358 do Conselho Federal de Enfermagem, de 15 de outubro de 2009 (BR). 2009 [citado 21 set 2018]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/ resoluo-cofen-3582009_4384.html
3- Garcia, TR, Carvalho, EC, Dalri, MCB. Sistematização da Prática de Enfermagem: uma dimensão do trabalho gerencial do enfermeiro. PROENF Gestão, 2012;2(1):9-24.
4- Garcia TR, Nóbrega MML. Processo de Enfermagem e os sistemas de classificação dos elementos da prática profissional: instrumentos metodológicos e tecnológicos do cuidar. In: Santos I, Figueiredo NMA, Padilha MICS, Souza SROS, Machado WCA, Cupello AJ, organizadores. Enfermagem assistencial no ambiente hospitalar: realidade, questões, soluções. 1ª ed. São Paulo: Atheneu; 2004. Vol. 2, p. 37-63.
5- Maciel, C.F; Araujo, T.L. Consulta de enfermagem: analise das ações junto a programas de hipertensão arterial em Fortaleza. Rev. Latino-Am Enfermagem, São Paulo. 2003, 11(2): 207-214. |