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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1691123

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1691123

GESTANTES INFORMADAS, GRAVIDEZ SEGURA: AÇÕES DE ENFERMAGEM.

Autores:
Meiriane Christine dos Santos Aguiar ; Larissa de Araújo Mantuano Agostinho ; Rayane Loyze de Melo Porto, ; Wanderlane Sousa Lima, ; Luiza Thomaz Mendonça

Resumo:
Introdução: Considerando a atenção primária como eixo presente no processo saúde-doença, a sala de espera durante consultas constitui-se um potencial para ações de educação em saúde¹. Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos de enfermagem durante vivências educativas com gestantes e seus acompanhantes em unidades públicas de saúde do município de Macaé entre abril a outubro de 2017. Método: As ações desempenhadas foram frutos do projeto de extensão “Nasceu, e agora? Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê”, no qual foram realizadas ações de educação em saúde em grupo durante a sala de espera com gestantes e seus acompanhantes que aguardavam consulta pré-natal. Ao chegar na unidade, os acadêmicos preparavam o local com material a ser utilizado (cartazes e folders) e abordavam o público alvo acerca da temática. Resultados: Foram abordados temas como cuidados durante a gestação; cuidados com recém-nascido; mitos sobre vacinas; introdução alimentar e outros correlatos. Em média, o público alcançado pela ação educativa foi de 150 pessoas, entre gestantes e acompanhantes. O público se mostrou muito receptivo e participativo na construção do pensamento, possibilitando a desmistificação de crenças sociais que nem sempre colaboram para o bem-estar da mulher e bebê. Conclusão: As ações permitem o compartilhamento de saberes e trocas de experiências que enriquecem ambas partes. Implicações para a Enfermagem: Através do projeto pode-se compreender melhor os anseios maternos e dificuldades, e corroborar para a prática de ações seguras no cuidado durante a gestação e ao recém-nato, transformando consciências ingênuas em consciências críticas pela dialogicidade.


Referências:
Limeira MEO, Henrique MS, Barbosa AS, Queiroga VE, Buffone FRRC. Sala de espera como ferramenta para educação em saúde na atenção básica. Rev Bras Cienc Saúde. 2014; 18(1): 59-62.