E-Pôster
1661192 | CORREIO AMIGO: PROPOSTA DE ACOLHIMENTO POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E/OU PROFESSORES | Autores: Everly Maltaca Pypcak ; Amanda Campitelli de Oliveira ; Jennyfer Chantel Pellini de Siqueira ; Vanessa Comassetto |
Resumo: Introdução: Um dos principais agentes estressores e depressores é a inserção
no ambiente acadêmico, gerando ansiedade e mal aproveitamento do aluno no
curso. O “Correio Amigo” integra o Projeto CHAMA, que visa promover o
acolhimento de calouros no ambiente acadêmico. Objetivo:. Relatar a
experiência do “Correio Amigo” entre calouros e professores do Curso de
Enfermagem de uma instituição pública de Curitiba durante o segundo semestre
de 2018. Método: O “Correio Amigo” consiste na troca de cartas de forma
anônima entre estudantes e/ou professores, sobre assunto do interesse da
dupla. Cada participante escolhe um codinome que será utilizado para enviar ou
responder uma carta. A mesma deverá ser depositada e retirada em uma caixa de
correio localizada na Secretaria da Coordenação do Curso ou em outro local a
ser definido. Para divulgação do Correio Amigo foram distribuídos cartazes e
cartas com perguntas e frases atrativas por todo o prédio do Curso de
Enfermagem.Participaram X alunos e Y professores. Resultados: Todos os
calouros escreveram cartas comentando das angustias e medos que teriam na vida
acadêmica. Os professores responderam aleatóriamente com frases de motivação e
boas-vindas à universidade. O feedback foi positivo e tanto os alunos quanto
professores gostaram da iniciativa. Conclusão: É possível criar um ambiente
acolhedor no âmbito acadêmico com ações básicas, como a troca de cartas entre
as pessoas, e que influenciam diretamente na saúde mental do estudante,
reduzindo os estressores e depressores que atrapalham seus anos de graduação.
Referências: CASSEPP, D.M.; SILVA, J.C. Ansiedade no âmbito universitário: relatos de alunos atendidos em um núcleo de apoio acadêmico. Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/viewFile/14517/2979 |