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1655689 | AFINIDADES ENTRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MARKETING PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO | Autores: Maria A.fernandes ; Mágada Tessmann ; Aline Gonçalves ; Paloma do Nascimento Joaquim ; Luciane Ceretta |
Resumo: As relações sociais que estabelecemos no cotidiano são fruto de jeitos
facilmente apreendidos. A Teoria da Representação Social (TRS), apresenta
dupla dimensão: a do sujeito e da Sociedade, situando-se no limiar de uma
série de conceitos sociológicos e psicológicos1. A identidade é formada e
transformada continuamente conforme somos representados ou interpelados nos
sistemas culturais que nos rodeiam, sendo reafirmada ao longo do tempo2.
Parece não existir, por parte da sociedade, uma diferenciação entre enfermeiro
e equipe o que apresenta reflexos nas representações e na valorização dos
profissionais acerca de seu trabalho e das funções sociais3. Objetivou-se
identificar a relação entre RS e marketing profissional do Enfermeiro. Trata-
se de um estudo qualitativo desenvolvido com 50 pacientes e familiares de
pacientes em uma Instituição de Saúde de Florianópolis, no mês de junho de
2017. Os resultados demonstraram que os Enfermeiros são identificados pela cor
da roupa, por exercerem liderança sobre os demais profissionais da Enfermagem
e por realizarem procedimentos “mais difíceis”. O exercício profissional do
Enfermeiro acontece de maneira evolutiva, mas sem a visibilidade necessária. O
marketing é definido como um conjunto de processos que cria, comunica e agrega
valor e gerencia relacionamentosa4. Conclui-se que o Enfermeiro precisa
lançar mão de estratégias de marketing profissional como uma ferramenta para
mudança da RS e consequente valorização da profissão por seu mérito.
Descritores: Enfermeiro, Informações de Identidade Profissional, Prática
profissional.
Referencias:
1. MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
2. Hall, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.; 4 ed, 2000.
3. Oliveira, B.G.R.B de. A passagem pelos espelhos: A construção da identidade profissional da enfermeira. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2006.
4. Chicago. American Marketing Association. Definition of marketing [Internet]. Illinois; 2007.
Referências: 1.MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução de Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
2.Hall, S. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 4 ed, 2000.
3.Oliveira, B.G.R.B de. A passagem pelos espelhos: A construção da identidade profissional da enfermeira. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2006.
Chicago. American Marketing Association. Definition of marketing [Internet]. Illinois; 2007. |