E-Pôster
1636122 | Política Nacional de Humanização: Como está o acolhimento? | Autores: Thaiane da Silva Cândido ; Victória Adryelle Nascimento Mansano ; Aghata Larissa Vilar ; Evelin Matilde Arcain Nass |
Resumo: **Introdução****:** O Ministério da Saúde tem desenvolvido estratégias para adequações a Atenção em Saúde, destacado a Política Nacional de Humanização (PNH). De acordo com a PNH, o acolhimento deve identificar as diferentes necessidades trazidas pela população no âmbito da saúde¹. **Objetivo:** Analisar a percepção do enfermeiro sobre o acolhimento como diretriz para a humanização. **Metodologia****:** Trata-se de uma revisão literária utilizando 34 artigos, que contemplaram a experiência e concepção de profissionais de enfermagem sobre o acolhimento. **Resultados:** Uma das fragilidades mais importantes relatada nos estudos é de que mesmo após sua implantação em 2003, os profissionais ainda encontram dificuldades, e desta maneira, sua aplicabilidade torna-se pouco efetiva². Para os enfermeiros, a humanização é vista como a valorização do ser humano, entretanto, a sobrecarga das atividades faz com que as consultas sejam mais rápidas e de menor qualidade, interferindo na oferta do cuidado humanizado³. **Conclusão:** A partir deste estudo, pode-se observar que o acolhimento, como diretriz da humanização, ainda apresenta fragilidades tendo como principal barreira as dificuldades que os profissionais no processo de trabalho. **Contribuições para a Enfermagem: **Conhecer as diretrizes presentes na PNH é essencial para melhorar a qualidade da assistência ao paciente, assim como conhecer os percalços de sua implantação. Sabendo disso o enfermeiro consegue elaborar estratégias para uma politica mais efetiva.
Referências: ¹﮲ Neto L V A, Nunes V M A, Fernandes R L, Barbosa I M L, Carvalho G R P. Acolhimento e humanização da assistência em pronto-socorro adulto: percepção de enfermeiros. Reufsm. 2013.
²﮲ Coutinho L R P, Barbieri A R, Santos M S M. Acolhimento na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Rev. Saúde Debate. 2015.
³﮲ Ministério da Saúde (BR). Humaniza SUS: Política nacional de humanização. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. |