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1592495 | SIMULAÇÃO NA SAÚDE E ENFERMAGEM: ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA | Autores: Aline Natalia Domingues ; Lilian Regina de Carvalho ; Sílvia Helena Zem-mascarenhas ; Luciana Mara Monti Fonseca |
Resumo: **Título: Simulação na saúde: análise dos grupos de pesquisa**
**Resumo**
Introdução: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -
CNPq é um órgão governamental com a função de fomentar a pesquisa científica e
tecnológica, além de incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. O uso
da simulação é visivelmente efetivo como uma modalidade educacional em
diversas áreas da saúde e na enfermagem(1). Como tendências futuras em
pesquisas na área de simulação, seguem o eixo norteador da segurança do
paciente como principal requisito para sua realização, acompanhado da prática
baseada em melhores evidências, que direcionarão a aprendizagem no ensino de
simulação evidenciando sua eficácia através de teorias educacionais(2). Nesse
contexto, as pesquisas envolvendo simulação como método de ensino vem ganhando
destaque e subsequentemente a formação de Grupos de Pesquisa. Objetivo: O
objetivo deste estudo foi verificar as características dos grupos de pesquisa
do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que trabalham
com a simulação na área da saúde e na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um
estudo documental, exploratório-descritivo, de natureza quantitativa realizada
por meio do acesso de todos os grupos de pesquisa do Brasil cadastrados no
Diretório dos Grupos de Pesquisa do site institucional. Resultados: A coleta
de dados ocorreu em julho de 2017, os dados foram armazenados em planilha da
Microsoft Excel® e a análise resultou na identificação de 37 grupos de
pesquisa. Conclusão: O estudo apresentado contemplou a análise dos grupos de
pesquisas sobre simulação, como contribuições trouxeram aspectos voltados para
questões da segurança do paciente e como tendências futuras de estudos
voltados para questões da prática baseada em evidência, comunicação,
liderança, atenção primária à saúde e doenças crônicas. Implicações para a
Enfermagem: Os principais temas estudados pelos grupos de pesquisa não estão
direcionados somente para habilidades clínicas em pacientes complexos, mas
questões voltadas à prática baseada em evidências, comunicação, liderança,
atenção primária à saúde e doenças crônicas.
Referências: 1. Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Godoy S, Coutinho VRD, Seixas CA, Mendes IAC, Franzon JC. A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem. Rev Grad USP. 2017; 2(2):55-63.
2. Walsh K. The future of simulation in medical education. J Biomed Res. 2015 May; 29(3): 259–260. |