E-Pôster
1532101 | A Qualidade de Vida do Cuidador de Idosos com Câncer | Autores: Juliana Rodrigues Hamm ; Ana Lúcia Cedorak ; Caryna Eurich Mazur ; Vanessa Aparecida Domingues |
Resumo: **Introdução: **O crescimento da população de idosos e o aumento das doenças crônicas não transmissíveis aumenta a necessidade de cuidadores. O cuidador é a pessoa, do meio familiar ou não, que proporciona atenção ao idoso. Prestando assistência diária, colaborando na reabilitação e no bem-estar. Na maioria das vezes um familiar assume a responsabilidade dos cuidados, e este papel é fundamental para o processo do cuidado e da reabilitação1. **Objetivo: **Analisar a qualidade de vida dos cuidadores de idosos com câncer. **Metodologia:** Pesquisa quantitativa, descritiva. Os participantes foram 31 cuidadores de idosos em tratamento de câncer em um ambulatório de Oncologia. **Resultados e Discussão**: Considerando as médias por domínios, identificou-se no domínio físico o menor resultado 3,34. O segundo menor resultado se deu no domínio psicológico 3,55. No entanto a média variou em torno de 3. Segundo Silva (2014) várias condições interferem nas respostas a um questionário sobre qualidade de vida, muitos cuidadores por estarem dispostos a proporcionar qualquer tipo de ajuda, viabilizam respostas “favoráveis” quando interrogados2. Em relação ao estudo, Pereira e Filgueiras (2009), apontam que o cuidado gera restrições na vida do cuidador, bem como, desistência do trabalho, privação da liberdade e afastamento social3. **Considerações finais:** Percebeu-se a necessidade de criar políticas públicas voltadas ao público de cuidadores.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica: Envelhecimento e saúde da pessoa idosa n.19, 1° edição Brasil p.192, 2006.
SILVA, C. A qualidade de vida do cuidador do paciente oncológico geriátrico.2014. 99f. Dissertação (Mestrado) -Fundação Antônio Prudente.
Curso de Pós-Graduação em Ciências - Área de concentração: Oncologia. São Paulo.
PEREIRA M.J.S.B; FILGUEIRAS M.S.T. A dependência no processo de envelhecimento: uma revisão sobre cuidadores informais de idosos; Revista APS; v.12 n.1 p.72-78, 2009. |