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1496251 | PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DISCIPLINAS DE HISTOLOGIA E PATOLOGIA | Autores: Ana Júlia Sandri da Silva ; Renata Mendonça Rodrigues ; Geisa Percio do Prado |
Resumo: Introdução: os cursos da área da saúde exigem do acadêmico conhecimento
multidisciplinar, dentre as disciplinas contempladas inclui-se a Histologia e
Patologia, fundamentais para o entendimento de situações decorrentes do
processo saúde-doença e no auxilio para desenvolver competências gerais e
específicas nos acadêmicos para realizarem suas atividades profissionais.
Diversos fatores representam um desafio a ser superado no ensino, nesse
sentido, reforça-se a importância de se utilizar diferentes metodologias de
ensino. Objetivo: descrever práticas elaboradas a partir do processo de
ensino-aprendizagem durante as monitorias das disciplinas de histologia e
patologia visando abordar não somente o conteúdo das disciplinas, mas de modo
a discutir alguns cuidados ao paciente acometido com as doenças abordadas no
conteúdo programático das disciplinas. Metodologia: estudo descritivo, do tipo
relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria de
Histologia e Patologia. Resultados: considerando como o trabalho em saúde se
organiza e as exigências em relação ao perfil dos profissionais, foram
elaboradas três práticas que não limitaram ao conteúdo de uma única
disciplina. Observou-se que os acadêmicos tiveram maior interação, melhoraram
o desempenho da disciplina, tiveram mais habilidades para responder perguntas
do circuito de lâminas e conseguiram interagir e compreender melhor os estudos
de casos de forma interdisciplinar e correlacionado com a prática
profissional. Considerações finais: o processo de construção de diferentes
formas de aprendizagem permitiu estabelecer cumplicidade entre o monitor e os
acadêmicos, gerando resultados positivos e a superação das fragilidades no
processo de aprendizagem. Contribuições para enfermagem: é fundamental a
compreensão do conteúdo para que as informações das disciplinas básicas das
ciências biológicas possam ser vivenciadas na prática, visto que estas
permeiam todo o processo de saúde-doenças, orientam na tomada de decisões e
contribuem para a cientificidade na área da enfermagem.
Referências: Matoso LML. A importância da monitoria na Formação acadêmica do monitor: Um relato de experiência. CATUSSABA ISSN 2237-3608. 2014; 3(2):77-83. Disponível em: |