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1418893 | DIAGRAMA DA ÁRVORE DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SERVIÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Suellen Tapada da Silva ; Yngrid Santos de Souza |
Resumo: **Introdução**: A Educação em Serviço tende a acrescentar parte do conhecimento dos profissionais e propiciar à eles o desenvolvimento de competências profissionais. Assim, o diagrama da árvore de problemas considerado como uma metodologia que aborda um problema principal, gerando discussão reflexiva sobre suas causas e potencialidades a serem trabalhadas traz aos indivíduos uma oportunidade de propor soluções exequíveis. **Objetivo:** Discutir a importância de desenvolver Educação em Serviço através de metodologias ativas. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência por meio de vivências oportunizadas pelo estágio curricular do 9º período do curso de enfermagem. **Resultado:** Vivenciou-se que através da utilização do diagrama da árvore de problemas em um atividade de educação em serviço na Unidade Básica de Saúde, incentivou-se os agentes comunitários a discutir sobre a importância da comunicação entre equipes e relações interpessoais, gerando uma reflexão positiva do grupo acerca das fragilidades apontadas correlacionando com repercussões e soluções que poderiam ser desenvolvidas para otimizar o problema encontrado, fazendo-as identificar a importância da comunicação para minimizar conflitos interpessoais e otimizar o processo de trabalho a fim de potencializar a qualidade da assistência. **Conclusão:** Assim, percebe-se que desenvolver Educação em Serviço com estratégias que estimulem a reflexão dos participantes permitindo discussão de forma horizontal buscando alternativas em grupo para solucionar o problema e otimizar seu processo de trabalho, são eficazes e geram reflexões consistentes e críticas, atribuindo soluções concretas e exequíveis. **Contribuições para a Enfermagem:** Sabendo-se que o profissional enfermeiro deve procurar capacitar a sua equipe para aprimorar o processo do cuidado. Estratégias ativas que inclua o participante no contexto de responsabilidade buscando compreendê-lo e o fazendo construir um pensamento crítico reflexivo, otimiza não só o processo de trabalho de todos os envolvidos, mas também a assistência de cuidado prestada a comunidade.
Referências: DE TONI, J., SALERNO, G., and BERTINI, L. Uma abordagem estratégica no planejamento em grupos. SCIELO. 2008. p. 140-150. |