E-Pôster
1293128 | SOBRECARGA, PAPÉIS OCUPACIONAIS E CONFORTO DO CUIDADOR FAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PÓS-TRANSPLANTE IMEDIATO DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS | Autores: Francelaine Lopes Roberto |
Resumo: **Introdução:** No pós-transplante de células tronco-hematopoéticas imediato, o cuidador familiar ficará responsável pelos cuidados no domicílio. **Objetivo:** Avaliar a sobrecarga, os papéis ocupacionais e o conforto de cuidadores familiares de crianças e adolescentes no pós- transplante de células-tronco hematopoéticas imediato. **Metodologia:** Estudo descritivo, quantitativo, com delineamento transversal. Será realizado no Serviço de Transplante de Medula Óssea de um hospital de ensino de Curitiba, Paraná, no período de setembro/18 a junho/19. Os participantes serão 30 cuidadores familiares principais da criança e/ou adolescente. A amostragem será por conveniência. O projeto foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da instituição cenário do estudo, parecer nº 2.816.184. Na coleta dos dados serão utilizados os instrumentos: Questionário Sócio Demográfico do cuidador familiar; Caregiver Burden Scale¹; Lista de Papéis Ocupacionais² e o General Comfort Questionnaire³. A análise será realizada pela estatística descritiva. **Resultados esperados:** Conhecer a sobrecarga vivenciada pelos cuidadores familiares no cuidado, os papéis ocupacionais desempenhados e o impacto na qualidade do conforto. **Contribuições para área da saúde:** ampliar o conhecimento sobre o impacto na vida do cuidador familiar ao cuidar no domicílio de crianças e adolescentes no período do pós-transplante imediato.
Referências: 1. MEDEIROS MMC, FERRAZ MB, QUARESMA MR, MENEZES AP. Adaptação ao contexto cultural brasileiro e validação do "Caregiver Burden scale”. Rev. Bras. Reum.1998; 38(4): 193-9.
2. CORDEIRO JJR. Validação da Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no Brasil.[Dissertação]. São Paulo: Escola Paulista de Medicina; 2005.
3. REZENDE VL. Avaliação psicológica dos cuidadores principais de mulheres com câncer genital ou mamário na fase terminal da doença. [Tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2010. |