Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1265160

E-Pôster


1265160

PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE COM DISCENTES DO PRIMEIRO ANO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Maira Gabriela Perego ; Paula Barbosa de Oliveira Sígoli ; Inaiara Scalçone Almeida Corbi

Resumo:
**Introdução: **A disciplina de Práticas Educativas em Saúde (PES) aborda conceitos do processo ensino-aprendizagem, a fim de desenvolver habilidades de planejamento e reflexão crítica para embasar a prática em saúde. **Objetivo: **Relatar a experiência docente do curso de enfermagem da Universidade Paulista, na disciplina de PES com alunos do primeiro semestre de graduação, no contexto de um Centro de Educação e Recreação Infantil (CER). **Metodologia: **Relato de experiência vivenciado pelas docentes da disciplina de PES (1 formada em Enfermagem e outra em Nutrição). Os alunos foram divididos em grupos para o planejamento do projeto educativo; a temática, promoção de hábitos saudáveis para crianças de 3 à 5 anos de idade, foi relacionada aos indicadores de saúde do munícipio e necessidades do CER. Os discentes foram estimulados a pautarem-se na pedagogia de Paulo Freire para o planejamento do projeto educativo, desenvolvido em sala de aula e acompanhado pelas discentes.  **Resultados: **Observaram-se dificuldades principalmente quanto à utilização de estratégias de ensino menos tradicionais, mas surpreendeu os docentes o empenho, envolvimento e motivação dos alunos ao participarem e desenvolverem a primeira prática educativa em saúde; os desafios são muitos, como a habilidade do relacionamento interpessoal e a organização do grupo, mas superados pela criatividade e dedicação no desenvolvimento da atividade proposta. **Conclusões: **Acredita-se ter favorecido os discentes a compreensão sobre o seu papel como educadores em saúde, buscando diferentes formas de cuidar na assistência a ser prestada. **Contribuições para a Enfermagem: **A possibilidade de formar profissionais de saúde com visão ampliada e voltada ao desenvolvimento de seu papel como educador em saúde. **Descritores: **educação em saúde, enfermagem. **Referências: **Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2003; 19(5):1527-1534.


Referências:
Pereira, ALF. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. 2003; 19(5):1527-1534.