Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 1230699

E-Pôster


1230699

IMPLEMENTAÇÃO DOS CUIDADOS CONTINUADOS INTERINSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CUIDADO

Autores:
Aline Aparecida Oliveira Moreira ; Maria Claudia do Carmo Ortega ; Geraldo Júnior Guilherme ; Luciana Moreira Cogo Costa

Resumo:
**Introdução:** A gestão do cuidado consiste no provimento das tecnologias de saúde necessárias para atender as necessidades de saúde das pessoas ao longo de suas vidas com objetivo de promover bem estar, segurança e autonomia, sendo realizada em nas seguintes dimensões: individual, familiar, profissional, organizacional, sistêmica e societária. A gestão do cuidado implica na integração dos diferentes serviços e níveis assistenciais com vistas a alcançar o objetivo comum de promover a saúde desse indivíduo para uma vida produtiva e feliz1. **Objetivo: **implantar e avaliar uma ferramenta para gestão do cuidado em um hospital secundário. **Método:** estudo quase experimental com pacientes portadores de doenças crônicas com algum tipo de sequela. Serão selecionados casos de pacientes internados em um hospital secundário paranaense, através da gestão do cuidado dentro da unidade hospitalar por meio da equipe multidisciplinar, com programação de alta e confecção de um plano individual de cuidados continuados a ser efetivado por meio da integração com a unidade básica de saúde de referência, para isso será criado uma ferramenta para interlocução entre os diferentes serviços e indicadores para avaliação da estratégia adotada. **Resultados Esperados: **A integração dos diferentes níveis assistenciais poderá promover a continuidade dos tratamentos, evitando complicações, reduzindo o tempo de internação, evitando reinternações, culminando na melhora da qualidade de vida dos indivíduos portadores de doenças crônicas.  **Contribuições/ Implicações para enfermagem: **a enfermagem é o principal ator para a implementação satisfatória da gestão do cuidado e do plano de cuidado integrado entre os diferentes níveis assistenciais.


Referências:
1Mororó DDS, Enders BC, Lira ALBC, Silva CMB, Menezes RMP. Análise conceitual da gestão do cuidado em enfermagem no âmbito hospitalar. Acta paul. enferm. 2017; 30(3):323-332.