E-Pôster
1152791 | Grupo de puericultura como instrumento de educação em saúde: relato de experiência. | Autores: Carla Basso |
Resumo: O trabalho traz o relato de experiência da utilização de atividades grupais
como instrumento de promoção em saúde e acompanhamento de crianças de 0 à 2
anos de idade de uma estratégia de saúde da família do município de Porto
Alegre/RS.
As atividades eram realizadas em dois encontros por mês, sendo o primeiro
direcionado às crianças de 0à 11 meses e o segundo para os de 12 à 24 meses.
Nos encontros eram abordados temas de saúde escolhidos pelos participantes,
realizada antropometria, avaliada caderneta de vacinas, e vacinação quando
necessária, agendada consultas individuais de acompanhamento programado e
avaliação pela equipe da súde bucal.
No decorrer de seu desenvolvimento, o grupo passou por reformulações, a fim de
aumentar a desão do público alvo, sendo que de 23 crianças que participaram no
ano de 2014,conseguimos aumentar as participações para mais de 300 em 2016.
Dessa forma, percebemos a estratégia grupal como uma possibilidade de atender
um maior número de crianças, estabelecer maior vínculo da equipe com a
população, facilitar o acesso aos serviços de saúde e proporcionar um melhor
acolhimento das demandas deste grupo.
Referências: Cunha, P S A. Ações educativas sobre puericultura: um projeto de intervenção. 2017 [acesso em 12 set 2018]. Disponível em: https://www.nwscon.medicina.ufmg.br
Frison GD et al. Percepções de sujeitos que participam de grupos de promoção à saúde. Revista Contexto & Saúde, Ijuí, 2011;10(20):1181-1184.
Souza A C et al. A educação em saúde com grupos na comunidade: uma estratégia facilitadora na promoção da saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, 2005;26(2):147-153.
Zimerman DE. Fundamentos básicos das grupoterapias. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2007. |