Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1852


1852

AÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE VILA DA BARCA - PROMOÇÃO A SAÚDE POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM.

Autores:
Elen Vanessa Martins Soareaf (ellenadn2@gmail.com) (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ) ; Viviane Ferraz Ferreira de Aguiar (Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ)

Resumo:
Introdução: Ação social é qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. A ação é qualquer ato no qual está contida uma intenção. Sendo a integralidade da atenção a saúde um principio norteador para políticas de atenção a saúde e sendo fundamental para a formação de profissionais de saúde praticas pedagógicas possibilitam o aprendizado de forma considerável. Neste contexto o contato com a comunidade favorece a autorreflexão critica e entendimento pratico da importância da responsabilidade social assim como a promoção e prevenção a saúde . Objetivo: Relatar experiência obtida por acadêmicos de enfermagem em ação social na Comunidade vila da Barca, incentivando a promoção e prevenção a saúde para a melhoria da qualidade de vida da população deste local. Metodologia: Foi dedicado um dia para práticas educativas em saúde na praça central da comunidade Vila da Barca, foi realizado verificação de pressão arterial, orientação para alimentação saudável, distribuição de preservativo e orientação sobre dst´s, distribuição de folders educativos sobre temas diversos como Dengue, alimentação saudável como utilizar a água de forma segura e responsável com foco na prevenção de doenças. Resultados: A experiência proporcionou a aproximação dos acadêmicos com a comunidade assim como a observação holística das condições e da realidade local proporcionando assim a promoção á saúde de acordo com as necessidades e a realidade da comunidade. Conclusão: A ação social possibilitou aos acadêmicos a dimensão prática da educação em saúde de acordo com as condições de saúde e ambiente da comunidade descrita, desenvolvendo habilidades comunicativas que é requisito fundamental para atenção do cuidar na enfermagem, bem como a humanização e o compromisso com a responsabilidade social.


Referências:
PINHEIRO, Roseni. Integralidade. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/intsau.html. Acesso em 18 de mar. 2016.