1846 | RELAÇÃO ENTRE OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E DOCENTESDO CURSO DE GRADUAÇÂO EM ENFERMAGEM | Autores: Ana Cecília Silvestre da Silva (ceci_ssa@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Maria Alice Araújo Oliveira (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Antônio Carlos Silva Costa (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Ana Lydia Peixoto (universidade estadual de alagoas) |
Resumo: Objetivo: Analisar os estilos de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem. Método: Quantitativo, descritivo e transversal. Realizado com 164 estudantes e 5 professores de numa Instituição de Ensino Superior privada de Alagoas. Aplicou-se o Inventário do Estilo de Aprendizagem de David Kolb. Resultados: Com relação ao esforço docente para atingir toda a turma os professores que apresentarão menor esforço são o D2 e D3, sendo seguidos pelos docentes D1, D4 e D5 que necessitaram de um maior esforço metodológico para atingir de forma plena os discentes do 3° período. Conclusão: O estudo permitiu a reflexão sobre a relação entre os estilos de aprendizagem discente e docente de forma a favorecer o processo ensino-aprendizagem. Propondo uma educação mais centrada nas individualidades e com maior alcance do alunado. De forma a promover, estimular, desafiar e fortalecer todos os estilos de aprendizagem.
Referências: 1. Kolb, A.; Kolb, D. A. Bibliogrqaphy of research on experimental learning theory and learning style inventory. Cleveland OH; Departament of organizational Behavior, Weatherhead Schoolof Management, Case Western Reserve University, 1999. [ Links ] 2. Kolb, D.A. Experimental learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Prentice-Hall; 1984. 3. Kolb, A.; Kolb,D.A . Inventário de estilos de aprendizaje - IEA: versión 3. Boston: TRB Hay/MacBer, 1999a. 4. Pellón Mario, Nome Sandra, Arán Angélica. Relação entre estilos de aprendizagem e rendimento acadêmico dos estudantes do quinto ano de medicina. Rev. bras.oftalmol. [Internet]. 2013 June [cited 2016 Feb 21] ; 72( 3 ): 181-184. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003472802013000300008&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72802013000300008[ Links] 5. Echaurren, E; Ignacio, E. Caracterización de estilos de aprendizaje en residentes de urologia. Rev. chilena de urología | volumen 79 | nº 4 año 2014. [cited 2016 Jan 03] ; 17( 1 ): 82-89. Available from: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=785412&indexSearch=ID [ Links ] 6.Suliman WA. The relationship between learning styles, emotional social intelligence, and academic success of undergraduate nursing students. J Nurs Res. 2010 Jun;18(2):136-43. doi: 10.1097/JNR.0b013e3181dda797. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20592659 [ Links ] 7. Gyeong JA, Myung SY. Critical thinking and learning styles of nursing students at the Baccalaureate nursing program in Korea. Contemp Nurse. 2008 May;29(1):100-9. [cited 2016 Feb 16]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18844547 [ Links ] 8. Kolb, A.; Kolb, D.A. Learning style inventory version 3: technical specifications. Boston: Hay/McBer, 1999b. 9. Borracci Raúl A, Arribalzaga Eduardo B. Estilos de aprendizaje de Kolb en estudiantes de medicina. Medicina (B. Aires) [Internet]. 2015 Abr [citado 2017 Ene 03] ; 75( 2 ): 73-80. Disponible en: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802015000200001&lng=es. [ Links ] 10. D´Amore A, James S, Mitchell EK. Learning styles of first-year undergraduate nursing and midwifery students: a cross-sectional survey utilising the Kolb Learning Style Inventory. Nurse Educ Today. 2012 Jul;32(5):506-15. doi: 10.1016/j.nedt.2011.08.001. [cited 2016 Jan 06]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21889237 [ Links ] 11.Souza, G.H.S. et al. Estilos de aprendizagem dos alunos versus métodos de ensino dos professores do curso de administração. RACE, Chapecó, Ed. Especial Anpad, p. 9-44, 2013. [cited 2016 Dec 21] ; 59( 4 ): 479-487. Available from: www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_EPQ16.pdf [ Links ] 12. Fredette J, O´Brien C, Poole C, Nomura J. Do emergency medicine residents and faculty have similar learning styles when assessed with the Kolb learning style assessment tool? .Del Med J. 2015 Apr;87(4):109-12. [cited 2016 Jan 21]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/articles/26027408/ 13. Muhlbeier, A. R. K.; Mozzaquatro,P. M. Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n.1, 2011. [cited 2016 Feb 18]. Available from: www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/21906/12708. [ Links ] 14. Teixeira Elizabeth, Vale Eucléia Gomes, Fernandes Josicelia Dumêt, De Sordi Mara Regina Lemes. Trajetória e tendências dos cursos de enfermagem no Brasil. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2006 Aug [cited 2016 Dec 21] ; 59( 4 ): 479-487. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672006000400002&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000400002 [ Links ] 15. Fernandes Josicelia Dumêt, Silva Rosana Maria de Oliveira, Teixeira Giselle Alves, Florencio Raissa Millena Silva, Silva Lázaro Souza da, Rebouças Lyra Cândida Calhau. Aderência de cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do sistema único de saúde. Esc. Anna Nery [Internet]. 2013 Mar [cited 2016 Jan 03] ; 17( 1 ): 82-89. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000100012&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000100012. [ Links ] |