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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1843


1843

VÍDEOS NO APOIO À APRENDIZAGEM DA SEMIOTÉCNICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Flávia Barreto Tavares Chiavone (flavia_tavares@hotmail.com) (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Camila Maria Santos Mariz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Manacés dos Santos Bezerril (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Pétala Tuani Cândido de Oliveira Salvador (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Viviane Euzébia Pereira Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo:
Objetivo: caracterizar a semiotécnica em enfermagem quanto aos procedimentos mais realizados, às causas de insegurança na realização desses procedimentos e os mecanismos de enfrentamento utilizados. Metodologia: estudo descritivo de abordagem quantitativa. Coleta de dados ocorreu em uma instituição federal de ensino com população de 217 graduandos entre 4° e 9° período, amostra por conveniência resultou em 169. Aplicou-se um questionário entre setembro-outubro de 2016, os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados: o procedimento mais realizado pelos alunos: curativos (146; 86,4%). Técnica que desenvolvem com maior insegurança: cateterismo vesical (71; 42,0%). Principais ferramentas utilizadas para sanar dúvidas: laboratório de habilidades práticas (130; 76,9%), vídeos na internet (126; 74,5%) e livros (123; 72,8%). Conclusão: Identificou-se que os alunos atribuem suas dificuldades à falta de oportunidades para treinar as técnicas e que os vídeos educacionais é o método mais utilizado para sanar dúvidas. Contribuições para enfermagem: o estudo promove a reflexão da inserção e da relevância do uso das tecnologias educacionais no processo de formação acadêmica dos discentes, mostrando-se como uma ferramenta alternativa utilizada pelos estudantes com o propósito de sanar dúvidas e assim gerar uma maior segurança na realização dos procedimentos de enfermagem. Descritores: Educação em Enfermagem. Tecnologia Educacional. Webcasts.


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