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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1842


1842

O CUIDADO NO CONTEXTO DA FINITUDE - DESAFIO DOCENTE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores:
Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes (emanuelecdanunes@gmail.com) (Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campús Anísio Teixeira) ; Andressa de Andrade Santos (Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campús Anísio Teixeira)

Resumo:
Introdução: as abordagens sobre a morte e o morrer no campo teórico são superficialmente contempladas nos currículos dos cursos de Enfermagem e no campo prático. As vivências discentes no ambiente hospitalar confirmam a insegurança para o cuidado frente ao processo de terminalidade, sugerindo maiores investimentos em pesquisas capazes de subsidiar transformações positivas neste direcionamento. Objetivo: desvelar percepções docentes sobre a sua vivência no processo de ensino-aprendizagem para o cuidado de Enfermagem frente ao morrer humano. Método: trata-se de pesquisa descritivo-exploratória, qualitativa realizada em três instituições de ensino superior com 11 enfermeiros docentes, delimitados pela saturação dos dados. A coleta envolveu a técnica desenho-texto-tema e entrevista semiestruturada. A análise utilizou o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: evidenciaram três categorias: Como eu gostaria de cuidar no contexto da finitude - meu desafio; Fragilidades desafiadoras à formação de Enfermagem no contexto de cuidados frente à morte e ao morrer; Estratégias de compensação ou promoção de uma formação em Enfermagem mais substancial para o cuidado na finitude. Conclusão/Implicações para a enfermagem: a pesquisa evidenciou a necessidade de um novo pensar-agir o processo ensino-aprendizagem em Enfermagem acerca do cuidado na morte e morrer de modo que a formação de Enfermagem seja redirecionada ao desenvolvimento de maiores habilidades no ser enfermeiro que se depara com a terminalidade, os quais têm sido negligenciados em sua significância e magnitude. A partir daí sugere-se mudanças no currículo dos cursos de graduação em Enfermagem, um modelo curricular que alcance a interdisciplinaridade e envolva metodologias ativas e investimentos na Educação Permanente de docentes e enfermeiros, ampliando as possibilidades de mudanças essenciais no referido contexto. Descritores: Morte; Formação; Enfermagem.


Referências:
KOVÀCS, M. J. Educação Para Morte: temas e reflexões. 2a ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. 224 p