Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1835


1835

CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO HEMODIALITÍCO: UMA ANÁLISE HUMANÍSTICA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores:
Polliana Bispo Teixeira (polli_teixeira@hotmail.com) (Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campús Anísio Teixeira) ; Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes (Universidade Federal da Bahia, Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campús Anísio Teixeira)

Resumo:
Introdução. A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma patologia multicausal, ocorre quando a função renal de filtração e excreção está prejudicada de forma progressiva e irreversível, resultando na necessidade de hemodiálise(1). O tratamento em longo prazo necessita de uma constante monitorização, não somente das condições clinicas, mas também, um suporte para a família e para o paciente em si, devido aos conflitos que a doença pode trazer para o estilo de vida imposto para ambos(2). Objetivo: analisar, a partir da Teoria Teoria Humanística de Paterson e Zderad, os cuidados paliativos de enfermagem no contexto hemodialítico. Método: pesquisa descritivo-exploratória-qualitativa, realizada em três clínicas de hemodiálise, no sudoeste baiano com cinco enfermeiros. A coleta utilizou: desenho-texto-tema e entrevista semiestruturada analisados mediante modelo interativo de análise de conteúdo Resultados: convergiu em quatro categorias: o Enfermeiro se depara com um desafio - estar aberto ao conhecimento do outro; o Enfermeiro conhece o outro intuitivamente - estabelece um relacionamento com o paciente; o Enfermeiro conhece o outro cientificamente - identifica influentes para elaborar intervenções; e, o Enfermeiro transforma sua experiência em conhecimento para muitos por meio do nexo paradoxal - analisa e aponta estratégias. Conclusão: As lentes humanísticas revelam o processo de Cuidados Paliativos como um trabalho integral e continuo da equipe multiprofissional, a qual, a partir do vínculo firmado, é capaz de desenvolver um projeto terapêutico de cuidado compartilhado com a família. Implicações para a Enfermagem. Diante do encontrado são propostos subsídios teóricos e metodológicos para melhor atuação do enfermeiro no contexto estudado, despertando para mais investimentos e pesquisas na área. Descritores: Cuidados paliativos, insuficiência renal crônica, humanização.


Referências:
1. Pereira AFB, Kapper CP, Biondo G, et al. Perfil Epidemiológico de Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica Terminal em Programa de Hemodiálise em Clínica de Santa Cruz do Sul. Blucher Medical Proceedings [Internet]. 2016 [cited 2017 april]; 2(7):193-198. Avaliable from: http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/medicalproceedings/xiii-cgcm/1457313166.pdf 2. Smeltzer SC, Bare BG. Tratado de enfermagem médico-cirùrgica. 10ª ed .Vol 4. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2005.