1832 | Analise descritiva do Bem-Estar e alterações de saúde em Docentes Universitários | Autores: Girlene Ribeiro da Costa (gigiribeirocosta@hotmail.com) (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Márcia Teles de Oliveira Gouveia (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP)) ; Elaine Maria Leite Rangel Andrade (Universidade Federal do Piauí - UFPI) ; Márcia Astrês Fernandes (Universidade Federal do Piauí - UFPI) |
Resumo: Objetivo: Analisar o bem-estar e as alterações de saúde apresentadas pela comunidade docente universitária. Método: Estudo transversal, descritivo, participação de 32 docentes do Departamento de Enfermagem de uma Universidade Pública, responderam os instrumentos: caracterização sóciodemográfica e profissional; avaliação de alterações de saúde e seu tratamento e a Escala de Bem-Estar no Trabalho. Os dados foram processados e categorizados, analisados no programa software Statistical Package for the Social Science versão 21.0. Resultados: 93,8% sexo feminino, casadas, idade média de 45,5 anos; carga horária de trabalho semanal de 40h (84,4%), alterações de saúde: cansaço físico e/ou mental (71,9%), estresse (46,9%), dentre outras. A média para a amostra do afeto positivo foi de 3,17; afeto negativo obteve média de 1,68 e realização, 4,19. Conclusão: O grau de bem-estar dos docentes é moderado, entretanto merece destaque o aspecto referente aos afetos negativos, que podem estar presentes devido às alterações de saúde.
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