Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1830


1830

PARADOXOS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM DECORRENTES DO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores:
Márcia Tereza Luz Lisboa (marcialuzlisboa@gmail.com) (Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ)) ; Camila Arantes Ferreira Brecht D´oliveira (Fundação Oswaldo Cruz) ; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Carolina Cabral Pereira da Costa (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: O presente estudo tem como objetivos identificar e analisar as percepções de docentes de enfermagem acerca das novas configurações do mundo do trabalho e as repercussões para suas atividades laborais. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória cujo cenário de estudo foram duas faculdades de enfermagem públicas federais, no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu com 27 docentes de enfermagem, entre maio a junho de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela técnica de análise temática de conteúdo. Resultados: Constatou-se contradições nas percepções dos docentes sobre o mundo do trabalho, o qual tem se pautado por preceitos neoliberais. Tais contradições se caracterizam por manifestações a favor da incorporação desses preceitos e outros evidenciando seus efeitos nefastos sobre o trabalho docente de enfermagem(1) . Conclusões: Conclui-se que há equívocos na maneira de analisar a atual configuração do mundo do trabalho, propondo-se mais e profundas reflexões sobre tal configuração laboral. Ademais, propõe-se que os docentes busquem se engajar em movimentos políticos, participando de atos e sugerindo medidas que venham a garantir os direitos dos trabalhadores e, desse modo, a valorização da força de trabalho docente. Contribuições / Implicações para a Enfermagem: O estudo possibilitou um maior esclarecimento da interferência do modelo neoliberal nas condições de trabalho dos docentes de enfermagem. Além disso, entende-se que se possa contribuir para o meio acadêmico e assistencial, pois, ao propor melhorias para o trabalho docente, espera-se que estes profissionais tenham maior satisfação e qualidade de vida no trabalho, culminando em melhor produtividade. Descritores: Globalização; Docentes; Saúde do Trabalhador


Referências:
1. D´oliveira CAFB. O reconhecimento e a valorização profissional do docente de enfermagem no contexto neoliberal. Rio de Janeiro. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2017.