Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1818


1818

História, trabalhadores e construção do Conselho Municipal de Saúde de Campinas/SP

Autores:
Eliete Maria Silva (elietemariasilva22@gmail.com) (Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Enfermagem) ; Isis Caroline Umbelino Walker (Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Enfermagem) ; Maria Silvia Teixeira Giacomasso Vergílio (Universidade Estadual de Campinas / Faculdade de Enfermagem)

Resumo:
Pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo conhecer e analisar a participação dos trabalhadores de saúde no período de implantação do Conselho Municipal (CMS) de Campinas-SP, 1990-94, ao resgatar a história oral de seis sujeitos protagonistas deste período, utilizando entrevistas individuais semiestruturadas. A análise dos dados evidenciou três temas: Antecedentes da Constituição do CMS de Campinas -SP, O Agir do CMS e Representações sociais do Sistema Único de Saúde, que permitiram compreender como se deu a construção do CMS, o papel fundamental de trabalhadores e usuários para a consolidação do mesmo e impactos na realidade atual. A história da participação social dos trabalhadores e usuários do SUS deve ser amplamente divulgada, com a intenção de estimular o engajamento político seja de trabalhadores, usuários e gestão. Pudemos acompanhar neste relato histórico a importância destas ações na constituição da política de saúde. Ressaltamos que, a participação política não é natural e se constrói por meio de parcerias, podendo ter como aliada a própria formação profissional.


Referências:
Bispo Júnior JP, Gerschman S. Potencial participativo e função deliberativa: um debate sobre a ampliação da democracia por meio dos conselhos de saúde. Ciênc. saúde coletiva [periódico na internet]. 2013 Jan [acessado 2015 Maio 28] ; 18(1): 7-16. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n1/02.pdf Soratto J, Witt RR. Participação e controle social: percepção dos trabalhadores da saúde da família. Texto contexto - enferm. [periódico na internet]. 2013 Mar [acessado 2015 Maio 28] ; 22( 1 ): 89-96. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n1/pt_11.pdf