Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1811


1811

Promovendo o autocuidado da criança com transtorno autista através da Social Stories

Autores:
Patricia Maria da Silva Rodrigues (patricia_msrodrigues@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cicera dos Santos de Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas) ; Mércia Zeviani Brêda (Universidade Federal de Alagoas) ; Flaviane Maria Pereira Belo (Universidade Federal de Alagoas) ; Givânya Bezerra de Melo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Objetivos: aplicar o processo de enfermagem da teoria do autocuidado a criança com Transtorno do Espectro Autista-Asperger. Método: estudo qualitativo, descritivo, caso único de uma criança com Síndrome de Asperger. Realizado no domicílio, fundamentado na teoria de Dorothea Orem, com utilização da Social Stories. Coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, anamnese e intervenções de enfermagem. Resultados: Realizaram-se três intervenções semanais para o estímulo ao autocuidado e avaliações com os pais acerca da evolução da criança. Constatou-se a evolução da criança do sistema parcialmente compensatório para o sistema de apoio-educação, devido ao aumento da capacidade de autocuidado na higienização das mãos, no comportamento à mesa, na percepção dos seus sentimentos e dos outros e na eliminação de comportamentos inadequados. Conclusão: a associação da teoria de Orem com a Social Stories apresentou-se como uma estratégia efetiva no estímulo ao autocuidado a novas aprendizagens pela criança.


Referências:
1. Ferrari P. Autismo infantil: o que é e como tratar. Coleção caminhos da psicologia. 4ª ed. São Paulo: Paulinas; 2012. 2. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5th ed. Arlington, VA: American Psychiatric Association; 2013. 3. Van Naarden Braun K, Christensen D, Doernberg N, Schieve L, Rice C, Wiggins L, et al. Trends in the Prevalence of Autism Spectrum Disorder, Cerebral Palsy, Hearing Loss, Intellectual Disability, and Vision Impairment, Metropolitan Atlanta, 1991-2010. PLoS ONE. 2015 Apr [cited 2016 Dec 29];10(4):1-21. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4414511/ 4. Organização das Nações Unidas no Brasil. ´Sua força é inspiradora´, diz secretário-geral da ONU sobre pessoas afetadas pelo autismo [Internet] Organização das Nações Unidas no Brasil; 2014 Apr [cited 2016 Dec 29]. Available from: https://nacoesunidas.org/sua-forca-e-inspiradora-diz-secretario-geral-da-onu-sobre-pessoas-afetadas-pelo-autismo/ 5. Bagarollo MF, I. The constitution of subjectivity in autistic adolescents: a glance at life stories. Relato de Pesquisa. Rev bras educ espec. 2010 Jul [cited 2015 Dec 21];16(2):231-250. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v16n2/a06v16n2.pdf 6. Serra D. Autismo, família e inclusão. Polêm!ca [Internet]. 2010 Jan 7 [cited 2015 Oct 25];9(1):40-56. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/2693/1854 7. Almeida OP, Drateu L, Laranjeira R. Manual de psiquiatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996. 8. Oliveira C. Um retrato do autismo no Brasil [Internet] Revista Espaço Aberto da USP: São Paulo. 2014 [cited 2016 Oct 26]. Available from: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil 9. World Health Organization. World Autism Awareness Day 2 April [Internet] 2014 [cited 2016 Oct 26]. Available from: http://www.un.org/en/events/autismday/2014/sgmessage.shtm 10. Orem DE. Nursing: Concepts of practice. St. Louis, EUA: Mosby; 1991. 11. Gray C. Social Stories and comic strip conversations with students with Asperger syndrome and high-functioning autism. In: Schopler E, Mesibov G, Kunce LJ. Asperger syndrome and high-functioning autism? New York, EUA: Plenum Press; 1998. p. 167-172. 12. Rodrigues PMS, Albuquerque MCS, Brêda MZ, Bittencourt IGS, Melo GB, Leite AA. Self-care of a child with autism spectrum by means of Social Stories. Esc Anna Nery. 2017 Dec [cited 2017 Jul 01];21(1):1-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n1/1414-8145-ean-21-01-e20170022.pdf 13. Castro EAB, Andrade AM, Santos KB, Soares TC, Esterci LT. Self-Care After Autologous Bone Marrow Transplantation Within The Nursing Care Process. Rev Rene. 2012 Oct [cited 2014 Dec 2];13(5):1152-62. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/86/pdf 14. Foster PC, Bennett AM, Orem DE. In: George JB. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. 4ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000, p. 83-102. 15. Berardinelli LMM, Guedes NAC, Acioli S. Analysis of self-care deficit in hypertensive clients and implications for nursing care. Rev enferm UERJ. 2013 Mar [cited 2017 Jun 30];21(5):575-580. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/9995/7799 16. Scatone D, Wilczynski SM, Edwards RP, Rabian B. Decreasing disruptive behaviors of children with autism using social stories. J autism dev disord. 2002 Dec [cited 2014 Nov 20];32(6):535-43. Available from: http://link.springer.com/article/10.1023/A:1021250813367#page-1 17. Dessai RD. Effectiveness of Social Stories in Children with Semantic. Pragmatic Disorder. Advances in Life Science and Technology. 2012 [cited 2014 Nov 22];3(1):13-19. Available from: http://www.iiste.org/Journals/index.php/ALST/article/view/964/885 18. Ballabriga MCJ, Escudé RMC, Llaberia ED. Escala de Traços Autísticos, 1994; adapt. Assumpção Júnior BF, Kuczynski E, Gabriel RM Rocca CC.; [Internet] 1999 [cited 2014 Oct 15]. Available from: http://www.psiquiatriainfantil.com.br/escalas/tracosautisticos.htm 19. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE 2ª Versão. Portuguesa: Ordem dos Enfermeiros; 2011. 20. Silva ABB, Gaiato MB, Reveles LT. Mundo Singular - Entenda o Autismo. Fontanar; 2012. 21. Carniel EL, Saldanha LB, Fensterseifer LM. Proposal of a care plan for autistic children. Pediatria (São Paulo). 2011 Sept [cited 2015 Mar 25];33(1):4-8. Available from: https://www.yumpu.com/pt/document/view/42226311/proposta-de-um-plano-de-cuidados-para-crianaas-autistas 22. Herculano MMS, Sousa VEC, Galvão MTG, Caetano JÁ, Damasceno AKC. Nursing process application in a patient with gestational hypertension based in Orem. Rev Rene. 2011 Feb [cited Nov 25];12(2):401-8. Available from: http://www.revistarene.ufc.br/vol12n2_html_site/a23v12n2.htm 23. Oliveira MDS, Rocha BS, Bachion MM. Desafios para a introdução da CIPE® no ensino de Saúde Coletiva: Relato de Experiência. Enfermagem em Foco. 2013 [cited 2014 Dec 20];4(1):07-10. Available from: http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/493/183 24. Briody J, Mcgarry K. Using social stories to ease children´s transitions. Beyond the Journal. Young Childrenon the Web, 2005 [cited 2014 Dec 23]. Available from: http://www.naeyc.org/files/tyc/file/TYC_V4N1_BriodyMcGarry.pdf 25. Marshall D, Wright B, Allgar V, Adamson J, Williams C, Ainsworth H et al. Social Stories in mainstream schools for children with autism spectrum disorder: a feasibility randomised controlled trial. BMJ Open. 2016 Nov [cited 2017 Jun 20];6(8). Available from: http://bmjopen.bmj.com/content/6/8/e011748 26. Wright B, Marshall D, Moore DC, Ainsworth H, Hackney L, Adamson J, et al. Autism Spectrum Social Stories. In: Schools Trial (ASSSIST): study protocol for a feasibility randomised controlled trial analysing clinical and cost-effectiveness of Social Stories in mainstream schools. PMC US National Library of Medicine National Institutes of Health. BMJ Open [Internet]. 2014 Jul [cited 2014 Dec 8];4(7). Available from: http://bmjopen.bmj.com/content/4/7/e005952 27. Pane HM, Sidener TM, Vladescu JC, Nirgudkar A. Evaluating Function-Based Social StoriesT With Children With Autism. Behav Modif. 2015 Nov [cited 2017 Jun 21];39(6):912-31. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26342012 28. Ministério da Saúde (BR). Saúde mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 29. Teodoro MC, Casarini KA, Scorsolini-Comin F. Intervenções terapêuticas em pessoas com Síndrome de Asperger: revisão da literatura. Barbarói. 2013 Jun [cited 2014 Dec 4];(38):6-25. Available from: http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2549/2739 30. Raimondo ML, Fegadoli D, Méier MJ, Wall ML, Labronici LM, Raimondo-Ferraz MI. Brazilian scientific production based on Orem´s Nursing Theory: integrative review. Rev bras enferm. 2012 May[cited 2017 Jun 24];65(3):529-534. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v65n3/v65n3a20.pdf