Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1798


1798

VIVÊNCIA DE PRECEPTORES E ALUNOS NO PROJETO INTEGRADOR PET GRADUASUS DE DOURADOS - MS

Autores:
Margareth Soares Dalla Giacomassa (margasdg@uems.br) (UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Cássia Barbosa Reis (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Sandra de Souza Rodrigues (SEMS- secretaria municipal de saude) ; Rozenaide Aparecida de Araujo de Souza; (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Paula Matias Gottardi (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) ; Welington Alves da Silva (UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988 verificou-se uma necessidade de se alcançar um perfil de formação generalista, humanista, crítico e reflexivo voltado para atender as necessidades de saúde da população e do próprio sistema. O projeto PET GRADUASUS tem por finalidade inserir os alunos nos cenários do SUS precocemente, promovendo a formação para o SUS, unindo os eixos de ensino, pesquisa e extensão, diminuindo as lacunas da formação entre teoria e prática por proporcionar vivencias aos alunos no mundo do trabalho principalmente no trabalho em equipe. OBJETIVO: Relatar vivências de alunos e profissionais inseridos no projeto PET GRADUASUS no município de Dourados - MS. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão realizado por alunos e profissionais de saúde nos cenários do SUS na ESF em situações de promoção e prevenção a saúde, principalmente na saúde da mulher. RESULTADOS: O projeto possibilita aos alunos uma formação voltada para o SUS e aos profissionais uma reorientação da formação. CONCLUSÃO: Participar de um projeto como este é uma experiência valiosa que propicia ao aluno um aprendizado diferenciado, estimula uma visão crítica e reflexiva. Para o preceptor é uma oportunidade de atualização. Palavras chave: Sistema Único de Saúde; Atenção Primária a Saúde; Saúde da Família


Referências:
MADRUGA, L.M.S et al; O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes. Revista Interface Comunicação Saúde Educação. 2015, vol.19, n.1, p.805-816