1792 | A pratica docente permeada pela educação popular em saúde: ressignificando o processo ensino-aprendizagem | Autores: Tito Livio Ribeiro Gomes do Nascimento (thitolivio@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Arkennyane waleska silva do nascimento (Faculdade Alagoana de Tecnologia) ; Larissa Dandara Lima dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Thainara Araújo Franklin (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)) ; Amanda Soares (Universidade Estadual da Paraiba (UEPB)) ; Alba Benemérita Alves Vilela (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)) |
Resumo: INTRODUÇÃO: A formação de sujeitos ativos sociais se obtém quando diante do processo ensino aprendizagem deste emponderamos, consolidando assim, educandos reflexivos e multiplicadores do saber, fazendo com que estes repliquem diante da formação em saúde do cidadão, a importância de serem atores responsáveis pela sua própria saúde. OBJETIVO: Descrever as experiências vivenciadas da docência no curso de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que descreve a vivência docente durante as aulas para discentes na disciplina de Educação em Saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A aplicabilidade dos 5 princípios fundamentais da educação popular em saúde na pratica interventiva de ações de educação em saúde se mostra eficiente na compreensão de discentes diante a realização da educação em saúde. O saber ouvir - respeitando o direito da palavra; o desmontar da visão mágica - compreensão da verdadeira realidade; o aprender está com o outro - conhecendo e vivenciando o meio do educando; o assumir a ingenuidade do educando - entendo a forma de como se comunica; o viver pacientemente impaciente - ter persistência; se mostram mais concisa, diante do processo ensino aprendizagem, quando se aplica na estruturação e aplicação de uma ação interventiva de educação em saúde CONSIDERAÇÕES: Pensando de maneira ampla, a ressignificação do processo ensino aprendizagem na disciplina de educação em saúde se mostra consolidada quando se aplica os princípios da educação popular em saúde, o docente, livre do papel de detentor do conhecimento, se mostra como mediador do saber, transformando o conhecimento empírico dos discentes em conhecimento cientifico, construindo uma identidade de enfermeiros reflexivos nas suas práticas assistenciais.
Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.II Caderno de educação popular em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília : Ministério da Saúde, 2014. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Freire, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968. |