1786 | O PAPEL DA ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE OPINIÃO CRÍTICA E DEMOCRÁTICA | Autores: Rosinete Almeida dos Santos (nete.tony11@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Erick Souza Neri (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Darci Francisco dos Santos Júnior (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Amanda Vitória Santos de Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Francisca Evelen Suelen Silva de Aguiar (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) ; Camila Rodrigues Barbosa Nemer (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ) |
Resumo: Introdução: a educação popular valoriza os saberes prévios da população, importando-se com suas realidades culturais, passadas de geração a geração, para que assim haja a formação de novos saberes. Possui foco no diálogo e na participação da comunidade no que tange a construção de conhecimento. A interação da educação popular com os serviços em saúde possibilita uma relação mais participativa entre o cidadão e o sistema, contando com o apoio da enfermagem, enquanto membro da equipe multiprofissional e possível mediadora da formação de opinião crítica e democrática. Objetivo: proporcionar reflexão sobre a educação popular em saúde enfatizando a valorização do conhecimento prévio cultural da população na formação de opinião. Metodologia: estudo reflexivo, com revisão de artigos científicos, visando possibilitar uma abordagem crítico-reflexiva fundamentada na educação popular em saúde. Resultado: refletindo sobre as práticas em educação, na área da saúde, é notória maior valorização do conhecimento científico em face ao conhecimento popular, levando a percepção de que a atenção em saúde se preocupa mais com as demandas dos serviços e de seus profissionais do que realmente com os problemas de saúde da população. Conclusão: infere-se que, para obter resultados positivos, é necessário que a população seja protagonista do processo de formação de opinião, participando mais ativamente da produção de saúde, junto à equipe multiprofissional, correlacionando diretamente o saber popular e o saber científico. Implicações para a enfermagem: nesse contexto, cabe ao profissional de enfermagem conduzir a mediação dos saberes científicos da saúde institucionalizada e dos conhecimentos oriundos da comunidade, para que não se despreze ou se faça juízo de valor em relação a essas duas vertentes de conhecimento que muito tem a contribuir uma com a outra. Descritores: Educação em Saúde; Participação Popular; Enfermagem.
Referências: AMARAL, Maria Carmélia Sales do; PONTES, Andrezza Graziella Veríssimo, SILVA, Jennifer do Vale e. O ensino de Educação Popular em Saúde para o SUS: experiência de articulação entre graduandos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO, 18 Supl. 2: 1547-1558, 2014. MOURÃO, Eymard Vasconcelos. Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14 (1): 67- 83, 2004. NERY, Valeria Alves da Silva; NERY, Ivône Gonçalves; NERY, Wellington Gonçalves. Educação Popular Em Saúde: Um Instrumento Para a Construção Da Cidadania. C&D-Revista Eletrônica da Fainor, Vitória da Conquista, v.5, n.1, p.114-129, jan./dez. 2012. PRADO, Ernande Valentin; FALLEIRO, Letícia Moraes; MANO, Maria Amélia. Cuidado, Promoção de Saúde e Educação Popular - Porque Um Não Pode Viver Sem Os Outros. Rev APS. 2011 out/dez; 14(4): 464-471. VASCONCELOS, Eymard Mourão; CRUZ, Pedro José Santos Carneiro; PRADO, Ernande Valentin do. A contribuição da Educação Popular para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) vol.20 n.59 Botucatu Oct./Dec. 2016. |