Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1784


1784

O Adoecer nas Ruas: Práticas de Cuidados em Saúde a População em situação de Rua

Autores:
Rodrigo Antonio Moreira Tenorio (rodrigo.a.tenorio@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Hermes Candido de Paula (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Donizete do Vago Daher (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Camila Moreira de Jesus (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Mariana Ramos (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Maristela dos S. Cordeiro Magalhães (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:
Título do Trabalho: O Adoecer nas Ruas: Práticas de cuidado de Cuidados em Saúde a População em situação de Rua Autores: Rodrigo Antônio Moreira Tenório, Hermes Candido de Paula, Donizete do Vago Daher, Camila Moreira de Jesus, Mariana Ramos, Maristela dos S. Cordeiro Magalhães. Instituição: Universidade Federal Fluminense /Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Introdução: Pesquisa em andamento sobre cuidados a população em situação de rua (PSR) do grupo de pesquisa "A formação e a prática profissional de cuidados em saúde". O tema surge da minha experiência atuando como enfermeiro na gestão de uma equipe de Consultório na Rua (CR) em uma Área Programática em Saúde, na zona oeste do Rio de Janeiro, acrescido das muitas leituras sobre a temática e da convivência com os meus pares profissionais acerca da atuação com a PSR e suas singularidades. Objetivos: Conhecer a percepção da PSR sobre saúde, adoecimento e práticas de cuidado de profissionais de saúde da Atenção Básica ofertados a estes indivíduos. Metodologia: Estudo etnográfico de com abordagem qualitativa. A escolha pela pesquisa qualitativa procedeu por ser um método muito utilizado com população humana pelas ciências sociais. A produção de dados se constituirá através das seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas e observação etnográfica. A produção de dados será realizada através da análise temática. Resultados: Espera-se que o estudo possibilite entendimento sobre o processo de saúde e adoecimento nas perspectivas da PSR e contribua para construção de saberes e práticas para os profissionais de enfermagem para lidarem com este grupo populacional negligenciado muitas vezes pelas políticas publica. Conclusão: Esperamos contribuir para ampliação da literatura sobre a temática PSR, e subsidiar a abertura de um debate que possa contribuir para reconstrução de políticas públicas direcionadas a PSR.


Referências:
Referência: ROSA, A.S, CAVICCHIOLI, M.G.S, BRÊTAS A.C.P. O processo saúde-doença-cuidado e a população em situação de rua. Rev Latino-am Enfermagem 2005 julho-agosto; 13 (4): 576-82.