Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1780


1780

Construção de Práticas de Cuidados Para População em Situação de Rua

Autores:
Rayanne Leal Dias da Silva (rayanneleal@ymail.com) (Universidade Federal Fluminense) ; Hermes Candido de Paula (Universidade Federal Fluminense) ; Donizete do Vago Daher (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiana Ferreira Koopmans (Universidade Federal Fluminense) ; Fabiana Candido dos S. Marques (Universidade Federal Fluminense) ; Graziela Barbosa Escoralick (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:
Introdução: Relato de experiência da implantação de um equipamento clínico de atenção a população em situação de rua (PSR), denominado Consultório na Rua (CR) em um adstrito sanitário na zona oeste do Rio de Janeiro. A PSR constitui-se como um grupo populacional, heterogêneo, que possue em comum meios de sobrevivência em atividades produtivas, desenvolvidas na rua, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, sem referência de moradia regular. Na tentativa de corrigir os equívocos e lacunas no cuidado com a PSR cria-se através do Decreto Presidencial nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009 a Política Nacional para a PSR. Objetivo: Descrever a experiência do processo de construção de práticas em saúde de uma equipe de Atenção Básica a PSR. Metodologia: Relato de experiência que descreve aspectos vivenciados pelos autores, na implantação de um CR. Buscou-se a compreensão do fenômeno de se viver na rua através do estado da arte baseado nas inferências de estudos que se relacionavam com o tema em tela. Resultados: Através de um diagnóstico epidemiológico da PSR do cenário de estudo percebeu-se que muitos destes indivíduos possuíam muitos problemas de saúde sem acompanhamento dos agravos. Deste modo, foi construído práticas de cuidados em saúde desenvolvida por uma Equipe de Atenção Básica a PSR através do CR. Conclusão: É importante que os profissionais que atuam nesta equipe se inventem e (re) inventem a cada dia para lograr resultados que minimizem tantos problemas que alcancem estes indivíduos que foram ostracidos pelas políticas públicas ao longo de suas trajetórias de vida. A assistência de enfermagem a PSR através do CR é uma prática em construção. Assim sendo, esperamos que este relato contribua para neste processo.


Referências:
ROSA, A.S, CAVICCHIOLI, M.G.S, BRÊTAS A.C.P. O processo saúde-doença-cuidado e a população em situação de rua. Rev Latino-am Enfermagem 2005 julho-agosto; 13 (4): 576-82.