Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1777


1777

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA REALIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIENCIA

Autores:
Raquel da Silva Cavalcante (raquelcavalcante789@gmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Dayana Cecília de Brito Marinho (Universidade Federal de Pernambuco) ; Larissa Farias Botelho (Universidade Federal de Pernambuco) ; Juliane Carina da Silva Araujo (Universidade Federal de Pernambuco) ; Mylena Félix dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco) ; Mariana Sena Barreto (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: As comunidades quilombolas são constituídas por negros e descendentes de pessoas com histórico de escravidão refugiados. Nos quilombos é perceptível a expressão dos valores e práticas tradicionais fundamentadas na ancestralidade africana. As ações de saúde devem, de forma equânime, universal e integral, garantir a preservação da saúde da população quilombola, considerando as vulnerabilidades e o tradicionalismo local. Objetivo: Esse resumo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem em uma Comunidade Quilombola, focalizando nas observações quanto aos serviços de saúde ofertados. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de natureza qualitativa com abordagem descritiva que sumariza a vivência das discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória na comunidade Quilombola de Castainho, no primeiro semestre de 2017, durante a aula de campo da disciplina Saúde Coletiva e Quilombolas. Resultados: A população remeteu queixas aos serviços de saúde ofertados aos quilombolas, especialmente à Estratégia Saúde da Família (ESF) localizada na comunidade afirmando que a alta demanda de serviços tem culminado na oferta tardia de consultas e exames, além do déficit de medicamentos. Conclusão: O caminho histórico dessa população mostra que esses indivíduos vêm lutando por uma melhor qualidade de vida e de saúde. Portanto, devem-se ser implantadas ações voltadas para a ampliação do acesso aos serviços de saúde, garantindo a equidade na assistência oferecida na ESF localizada na comunidade. Implicações para a Enfermagem: O enfermeiro desempenha função importante para a população quilombola, pois conduz programas e atividades de saúde que podem contribuir para a superação das vulnerabilidades e transformação concreta da realidade verificada por meio da qualificação das ações de saúde ofertadas. Descritores: População negra, enfermagem, assistência


Referências:
DA ROCHA, Tânia Maria Rodrigues; ALVES, Ana Elizabeth Santos; DOS REIS, Luciana Araújo. QUILOMBO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA COMUNIDADE RURAL SÃO JOAQUIM DE PAULO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. InterSciencePlace, v. 10, n. 4, 2016. JESUS, Camila Andrea; LEITE, Dennis; MARTINS, Ana Luíza; BATISTA, Keila de Nazaré; ROSÁRIO, Maria José. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line, v. 1, n. 1, 2016.