Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1776


1776

PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E GERENCIAMENTO DA SALA DE VACINA EM UMA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Raissa Costa Simao (raissacsimao@gmail.com) (Universidade da Amazônia - UNAMA) ; Priscila Ferreira Quadros (Universidade da Amazônia - UNAMA)

Resumo:
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como principal objetivo à reorganização da atenção básica no País, em conformidade com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é considerada pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por propiciar uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de desvelar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, ampliar a resolutividade e impacto na questão de saúde das pessoas e coletividades (BRASIL, 2012). Objetivo: Relatar a realização de uma ação educativa sobre educação popular em saúde e gerenciamento de Enfermagem dentro da sala de vacina. Com profissionais da unidade e pacientes presentes. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. Foram utilizados cartazes com imagens, fotos reais, orientações sobre o tema e folders explicativos sobre o calendário de vacinação. Resultado e Discursão: O treinamento aperfeiçoa a capacidade de atendimento ao paciente através de atitudes, que possibilitem um padrão que fortaleça as ações estratégicas de satisfação e imagem da instituição. Além de fornecer informação acerca das vacinas aos pacientes. Conclusão: A ação educativa com profissionais da unidade básica de Outeiro e os pacientes presentes teve êxito, as duas categorias reagiram de forma positiva tirando todas suas dúvidas a respeito do gerenciamento da sala e vacinas, contribuindo de tal forma para o enriquecimento do trabalho e para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos envolvidos na ação. Descritores: Enfermagem; educação em saúde.


Referências:
REFERÊNCIAS: BRASIL, Ministério da Saúde. Estratégia Saúde da Família - Brasília: Departamento de Atenção Básica - 2012. Disponível em . Acessado em 31/05/2017.