Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1772


1772

TRABALHANDO O ENVELHECIMENTO ATIVO COM IDOSOS PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO: QUERO MAIS SAÚDE E VOCÊ?

Autores:
Nathalia Lima da Silva (nathalialimaa17.nl@gmail.com) (CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC) ; Vívian Mayara da Silva Barbosa (CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC) ; Maria Célia de Albuquerque Torres (CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC) ; Luana Carla Gonçalves Brandão Santos (CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC) ; Dariane Vieira Rocha (CENTRO UNIVERSITARIO CESMAC E UNCISAL)

Resumo:
Introdução: o envelhecimento é um processo gradual e irreversível, caracterizado pelo declínio das funções fisiológicas, não resultando necessariamente em incapacidades. A promoção da saúde visa à diminuição da vulnerabilidade e dos riscos. Contudo, devem-se utilizar estratégias para a promoção do envelhecimento ativo embasadas na educação permanente, favorecendo o controle e empoderamento sobre sua vida1-2. Objetivos: relatar o trabalho da equipe multidisciplinar em saúde visando o envelhecimento ativo. Metodologia: trata-se do relato da vivência dos acadêmicos participantes do projeto de extensão: Quero + saúde e você?, tendo como foco a promoção de atividades de educação em saúde, voltadas a 81 idosos cadastrados, onde 60 são hipertensos e 21 diabéticos. Resultados: com o avançar da idade é comum o surgimento de doenças, principalmente as crônicas. Uma equipe multidisciplinar durante encontros semanais, executa atividades de educação em saúde, por meio de metodologias ativas, realizadas de acordo com calendário nacional de saúde ou de acordo com a necessidade. Conclusão: o trabalho multidisciplinar do projeto prioriza a educação em saúde, como ferramenta na manutenção da qualidade de vida diante a individualidade de cada idoso, voltado para o bem-estar físico, psicológico e social, estimulando um estilo de vida ativo e saudável, minimizando assim os fatores intrínsecos ao envelhecimento. Contribuições para Enfermagem: a capacitação do enfermeiro para trabalhar educação em saúde com idosos, vem se confirmando como uma área de grande valia profissional. Descritores: Envelhecimento; Enfermagem; Atenção Integral à Saúde do Idoso.


Referências:
1. Gauterio DP, Vidal DAS, Barlem JGT, Santos SSC. Ações Educativas do Enfermeiro Para Pessoa Idosa: Estratégia de Saúde da Família. Revista Enfermagem, Rio de Janeiro, UERJ, v. 21(esp.2):824-8, dezembro, 2013. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/12302/9580. 2. Mallmann DG, Neto NMG, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciência & Saúde Coletiva, 20(6):1763-1772, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v20n6/1413-8123-csc-20-06-1763.pdf