Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1770


1770

Experiência de educação em saúde sobre doenças negligenciadas para populações quilombolas de um distrito de um município do nordeste brasileiro

Autores:
Nataly Mayara Cavalcante Gomes (natallymayara@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Amanda Maria Silva da Cunha (Universidade Federal de Alagoas) ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares (Universidade Federal de Alagoas) ; Larissa Oliveira Lessa (Universidade Federal de Alagoas) ; Davi Porfirio da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Clodis Maria Tavares (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Os quilombos são espaços de resistência que representam a história do Brasil na luta contra a escravidão, composto maciçamente pela população negra. Aqueles eram criados em lugares de difíceis acessos e sem condições adequadas de higiene, circunstâncias essas que facilitavam a propagação de doenças, algumas, denominadas doenças negligenciadas. Essas são um grupo de doenças características de países em desenvolvimento, predominando em áreas que apresentam vulnerabilidades sócio-culturais. Objetiva-se descrever a experiência de educação em saúde para uma população quilombola. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem de um projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Realizou-se a coleta de dados através de um questionário abordando o conhecimento acerca das seguintes doenças: esquistossomose, filariose linfática, geo-helmintíases, hanseníase, leishmaniose visceral e cutânea, tracoma, tuberculose e doença de chagas. Após a aplicação do questionário foram abordados os sinais patognomônico de cada doença; a importância do consumo de água potável, e da higienização das mãos antes e depois de ir ao banheiro, bem como antes das refeições. Ademais, os participantes foram orientados acerca da necessidade de buscar o serviço de saúde caso apresentassem algum sintoma. Conclui-se que apesar dos avanços das tecnologias algumas doenças de séculos passados continuam presentes na sociedade de hoje, e comprometendo a saúde dos indivíduos mais carentes. Ainda que seja difícil modificar esse cenário de vulnerabilidades, a educação em saúde apresenta-se como uma estratégia de promoção da saúde, e a enfermagem como profissão do cuidado está diretamente relacionada com esse cenário. Descritores: Enfermagem; Doenças Negligenciadas; Grupo com Ancestrais do Continente Africano.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em. Acesso em 14 Jul.2017. SOUZA, W. Doenças Negligenciadas. Academia Brasileira de Ciência, 2010. Disponível em:. Acesso em 14 Jul.2017. TAVARES, R. B.; SILVA, H. P. Educação em saúde e ambiente em comunidades quilombolas do Pará/Brasil.Revista Margens Interdisciplinar. Paraná, v.8, n. 11, p.191-200, jul./dez.2014. Disponível em. Acesso em 14 Jul.2017.