Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1767


1767

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO HOSPITAL ADVENTISTA WATERLOO, SERRA LEOA, ÁFRICA.

Autores:
Mayara dos Santos Farias Ferreira Silva (mayferreir@hotmail.com) (Hospital Adventista Waterloo - Serra Leoa)

Resumo:
Introdução: Serra Leoa é classificado como o país menos desenvolvido do mundo. A condução de atividades educativas para o desenvolvimento do país é uma estratégia de cooperação com a Organização Mundial de Saúde. Este relato de Experiência faz parte do Projeto de Reestruturação baseado em vivência e observação do Hospital Adventista de Waterloo e oferece propostas possíveis para melhorias do hospital. Objetivos: Identificar as necessidades dos profissionais em relação à prática de enfermagem, diagnosticar os principais fatores de risco para pacientes e profissionais de saúde e elaborar um plano estratégico para efetivar as mudanças necessárias. Métodos: Foram utilizadas técnicas de observação e arguição oral, baseadas em conhecimento cientifico para avaliar as condutas dos profissionais de enfermagem do Hospital Adventistas Waterloo no período de Agosto a Dezembro de 2013. Resultados: Foi observado que alguns dos profissionais necessitavam de conhecimento técnico e científico. Procedimentos invasivos e não invasivos eram realizados com técnicas desatualizadas e com materiais inapropriados. Após o diagnostico, foi elaborado um plano de ação para minimizar os riscos e qualificar a assistência da equipe. A educação continuada foi implantada na instituição. Protocolos de Assistência de Enfermagem também foram elaborados e instituídos no Hospital. Como resultado, os profissionais obtiveram acesso ao conhecimento, cresceram profissionalmente, sentiram-se motivados, encorajados e mais valorizados na instituição e os erros provenientes de negligência e imprudência foram reduzidos. Conclusões: Essa experiência mostra que vários problemas da assistência à saúde podem obter resultados positivos e diminuir os riscos e agravos com medidas de educação em saúde e qualificação dos profissionais. Uma rede Internacional poderia ser criada para apoio em cursos da área de saúde, como também englobar os serviços de atendimento à saúde. Para promover troca de conhecimento cientifico e diminuir através da tecnologia as limitações dos países em desenvolvimento. Palavras - chave: educação em saúde; enfermagem; qualidade; assistência.


Referências:
REFERÊNCIAS 1- WHO, Second Generation, WHO Country Cooperation Strategy, 2008-2011. Ghana, 2007 2- WHO, World Health Organization. Achieving Sustainable Health Development in the African Region: Strategic Directions for WHO 2010-2015. Brazzaville, 2010. 3- WHO, World Health Organization. Practical guidelines for infection control in health care facilities. Índia, 2004.