Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1759


1759

AÇÕES DE SAÚDE EM QUILOMBOS DA REGIÃO DO ACARÁ-PA

Autores:
Maira Cibelle da Silva Peixoto (mairapeixoto2@hotmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Jéssica Cristina Farias dos Reis (Universidade do Estado do Pará) ; Kaio Dmitri dos Santos Aguiar (Universidade do Estado do Pará) ; Maria de Fátima Pinheiro Carrera (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A desigualdade na oferta de atendimentos de saúde nas diferentes regiões do Brasil é perceptível, refletindo significativamente nos índices de saúde, principalmente das populações tradicionais da Região Amazônica. Nesse sentido, ações visando a promoção da saúde a comunidades que apresentam dificuldade de acesso são essenciais para proporcionar suporte a serviços básicos (SANTANA, 2013). OBJETIVO: Relatar a experiência do atendimento a comunidades quilombolas e a importância de ações de saúde na Região Amazônica. METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência de ações de saúde, realizadas em comunidades quilombolas do município do Acará/PA, com atividades de educação em saúde e serviços assistenciais (testes rápidos de Hepatite C e Sífilis, Imunização e coleta de Exame Preventivo do Colo Uterino). RESULTADOS: Com a alta demanda da população local e de quilombos próximos, foram atendidas 70 famílias durante as ações. Estas reportaram dificuldade em conseguir atendimento de saúde na área do quilombo e arredores, refletindo negligência a essas populações residentes em áreas de difícil acesso e a necessidade de ações sociais. CONCLUSÃO: Percebeu-se a importância da atenção multidisciplinar e interdisciplinar em saúde a esses grupos populacionais, por entendermos que a atenção a saúde é primordial a sociedade em sua totalidade, de maneira equânime, como direito constitucional. IMPLICAÇÕES À ENFERMAGEM: Há necessidade de reavaliar como a gestão e o controle social vem implementando e organizando a Atenção Básica à saúde, visto a dificuldade em estabelecer ações integrais e resolutivas, devido a não consolidação da ESF no município. DESCRITORES: Atenção Primária à Saúde; Enfermagem em saúde Pública; Assistência à Saúde.


Referências:
SANTANA, F. R. et al. Ações de saúde na estratégia saúde da família no município goiano na perspectiva da integralidade. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2013, v. 15, n. 2, p. 422-9.