Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1752


1752

PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO PUERPÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE AS INTERVENÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO "EDUCAR PARA PLANEJAR"

Autores:
Leila Silva Meira (leilameiraenf@yahoo.com.br) (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Camila Brito Cardoso (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

Resumo:
Os direitos sexuais e direitos reprodutivos foram incorporados aos direitos humanos desde 1995, em defesa do desenvolvimento da autonomia da vida sexual da mulher, livre de discriminação assim como de decidir de forma livre e responsável se quer ou não ter filhos. A efetividade das ações no planejamento reprodutivo dependem do acesso às informações adequadas, que possibilitem autonomia para realizar escolhas conscientes que resultem em melhorias das condições de vida e saúde. Salienta-se que um intervalo interpartal menor que 02 anos compreende como fator de risco gestacional, associando-se a potenciais complicações materno-fetais e neonatais1. O estudo objetivou promover a informação sobre planejamento reprodutivo no puerpério, o incentivo a autocuidado e a autonomia feminina. Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, exploratória, realizado por acadêmica do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia durante as atividades do projeto de extensão "Educar para planejar: uma questão de saúde sexual e reprodutiva" no período de outubro a dezembro de 2015. A intervenção foi realizada com 18 puérperas e os critérios de inclusão foram: ter o parto realizado na Santa Casa Hospital São Judas Tadeu no município de Jequié-Ba e disponibilizar-se a participar da atividade. As atividades educativas, utilizadas como veículo transformador de práticas e comportamentos, impactaram indubitavelmente, para a promoção da saúde da comunidade alvo, a qual mostrou maior autonomia e poder de escolha livre e esclarecida referente à saúde sexual e reprodutiva. Descritores: Promoção da saúde, planejamento reprodutivo, puerpério


Referências:
1. COSTA, A. M.; GUILHEM, D.; SILVER, L. D. Planejamento familiar: a autonomia das mulheres sob questão. Rev. Bras. de Saúde Materno Infantil Recife, v. 06, n.01, p.75-84, jan-mar., 2006.Disponível em:http://www.scielo.br/Scielo.php?script=sciarttex& pid=S151938292006000100009. Acesso em: 03 mar. 2016.