1751 | Percepção do ensino de ações democráticas frente a grade curricular de enfermagem: um estudo documental. | Autores: Larissa Dandara Lima dos Santos (la.dandara@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Tito Lívio Ribeiro Gomes do Nascimento (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Alba Benemérita Alves Vilela (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Thainara Araújo Franklin (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) ; Ewerton Willams Bezerra da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Lívia Maria Zacarias Claudino (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) |
Resumo: Introdução: No decorrer da história, as propostas curriculares para formação dos enfermeiros tiveram diferentes configurações, na tentativa de acompanhar as políticas econômicas e sociais. Objetivo: Analisar a grade curriculare e ementa das disciplinas do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, para ver se a mesma apresenta o ensino voltado à assistência da população indígena, LGBT, população negra e população prisional. Metodologia: Trata-se de um estudo documental, descritivo, onde os dados foram coletados da grade curricular do curso e da ementa disponibilizados via online. Resultados: O curso dispõe de 12 disciplinas divididas ao longo dos cinco anos da graduação, destas apenas duas têm em seus conteúdos programáticos assistência voltada às populações específicas, são elas: PTE I, que em uma de suas atividades trata da violência de gênero e BIAS III, que trata dos aspectos relacionados à saúde da população LGBT, Indígena, negra, quilombola, em situação de rua ou moradia subnormal e pessoas em regime prisional, os dois conteúdos tratados nas disciplinas citadas são passados em uma aula. Conclusão: Apesar da evolução na grade curricular do curso, percebe-se que o ensino voltado para as populações específicas ainda é carente. A universidade como instituição social, deve adequar seu ensino a realidade da sociedade e ter como finalidade dar um retorno às necessidades interpostas por ela, com isso é necessário que haja uma ampliação do ensino voltado para as populações específicas. Contribuições para enfermagem: O modo de estruturação do processo educacional dos cursos de enfermagem contribui para a formação de profissionais comprometidos com as necessidades de saúde da população indígena, LGBT, população negra e população prisional.
Referências: SORIANO, E.C.I.;PERES, C.R.F.B.; MARIN, M.J.S.; TONHOM,S.F.R. Cursos de enfermagem do estado de São Paulo frente às diretrizes curriculares. Rev Min Enferm. 2015 out/dez; 19(4): 965-972. Disponível em: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1053. Acesso em: 31 Mai, 2017. |