Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1745


1745

Relato de Experiência: II Simpósio em Saúde Comunitária (A)Diversidades do SUS

Autores:
Karoline Santos da Silva (karolineenf11@gmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Anna Helena Fontes do Nascimento Silva (Universidade Tiradentes) ; Luanny Lima Costa (Universidade Tiradentes) ; Natália Aragão Santana (Universidade Tiradentes) ; Rivelaine Soares da Silva (Universidade Tiradentes) ; Juliana de Oliveira Musse (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: A diversidade é uma das características que definem as sociedades contemporâneas e que resulta, em grande parte, do aumento das migrações internacionais. (PADILLA et al., 2013). Objetivo: Explanar e discutir com o público universitário quanto as adversidades enfrentadas pelos diferentes grupos de pessoas no Sistema Único de Saúde. Métodos: Trata-se de um relato de experiência baseado no II Simpósio em Saúde Comunitária realizado no dia 7 de abril de 2017 na Universidade Tiradentes (UNIT). As buscas foram realizadas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e System Online (MEDLINE). Resultados: O Simpósio contou com a presença de 168 ouvintes, entre docentes, profissionais da saúde e do direito, além de discentes dos cursos de enfermagem e medicina. Foram abordados os temas (A)Diversidades no SUS, (In)Visibilidade Trans na Saúde Pública, Diversidade Sexual no SUS, (A)Diversidades das mulheres em situação de violência e saúde, População de Rua e as adversidades na saúde e Iniquidades Sociais na Saúde. Através de relatos e palestras, confrontamos o público quanto a inserção desses grupos no SUS e o que fazer quanto acadêmicos e profissionais. Conclusões: É necessário uma abordagem mais ampla dentro das instituições de ensino quanto aos diferentes grupos presentes na sociedade, para que saiam do meio acadêmico profissionais aptos a desenvolver uma correta abordagem nos diferentes serviços de saúde. Contribuições para a enfermagem: A elaboração desse evento foi de suma importância no processo de formação enquanto futuros profissionais de enfermagem e cidadãos oportunizando um processo de evolução emocional e profissional de grande conhecimento.


Referências:
PADILLA, Beatriz et al., Cidadania e diversidade em saúde: necessidades e estratégias de promoção de equidade nos cuidados. SAUDE & TECNOLOGIA, Lisboa, p. e57-e64, 2013.