Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1742


1742

Vulnerabilidade ao HIV/aids entre homens que fazem e não fazem sexo com homens.

Autores:
Kainan Carlos Machado Silva (kainanmachado@gmail.com) (Universidade Veiga de Almeida) ; Stephanie Tavares dos Santos (Universidade Veiga de Almeida) ; Vinicius Rodrigues Fernandes da Fonte (Universidade Veiga de Almeida) ; Cristiane Maria Amorim Costa (Universidade Veiga de Almeida e Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Thelma Spindola (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Marcio Tadeu Ribeiro Francisco (Universidade Veiga de Almeida e Universidade do Estado do Rio de janeiro)

Resumo:
Introdução: A maioria dos casos, em 2016 de transmissão por via sexual do HIV na região sudeste do Brasil ocorreu na população de homens que fazem sexo com homens (HSH). Trata-se de uma população-chave na epidemia do HIV, sendo a taxa de incidência, cerca de, 18 vezes maior que na população em geral. Objetivo: Analisar a utilização do preservativo e a realização de testagem para o HIV entre homens que fazem e não fazem sexo com homens participantes do carnaval do Rio de Janeiro. Metodologia: Estudo transversal realizado com 214 homens participantes do carnaval no Rio de Janeiro, selecionados através da amostragem por conveniência. Os dados foram coletados no sambódromo. O critério de inclusão foi ter idade igual ou superior a 18 anos e relação sexual penetrativa nos últimos 12 meses. Foi realizada análise descritiva e empregado o teste qui-quadrado com significância de 95%. Resultados: participaram do estudo 45 (21,03%) HSH e 169 (78,97%) homens heterossexuais. A análise estatística evidencia que houve significância estatística (p =


Referências:
1. UNAIDS, 2014. 2 MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2016. 3 LEAL; KNAUTH; COUTO, 2015.4 Boletim Epidemiológico - Aids e DST. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2016. 80 p.