1737 | IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE AÇÕES DE CUIDADO AO GRUPO LGBTTI PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ENFERMAGEM. | Autores: José Leandro Ramos de Lima (leandroramosdelima@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares (Universidade Federal de Alagoas) ; Keyla Silva Nobre Pires (Universidade Federal de Alagoas) ; Silmara Inocêncio Silvino da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Silvana Siboney Gomes da Silveira Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Maria Cicera dos Santos Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: A população de lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, travestis e intersexuais (LGBTTI) enfrenta problemas de discriminação e de violação de direitos humanos básicos, inclusive ao acesso à saúde e se encontram em situação de vulnerabilidade. Apesar da implantação de políticas de acesso aos serviços de saúde para essa população, ainda há desamparo na assistência, e muitos profissionais de enfermagem se sentem despreparados para atender às demandas específicas1,2,. Objetivo: Demonstrar a importância do conhecimento de ações de cuidado ao grupo LGBTTI para a formação acadêmica do profissional de enfermagem. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a vivência como participante em minicurso ministrado em um evento científico de Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Foram abordados conceitos sobre a população LGBTTI, comumente confundidos ou desconhecidos pelos acadêmicos. Além disso, foram hipotetizadas situações problemas, onde foi possível observar que os estudantes sentiram dificuldade em saber como reagir e desconheciam as políticas públicas para a população, por falta da abordagem do tema na graduação. Conclusão: O conhecimento dos direitos e ações de saúde referente à população LGBTTI é imprescindível para desconstruir estigmas sociais e garantir assistência integral e qualificada, respeitando-se especificidades de gênero, orientação e práticas afetivas e sexuais. Contribuições para a enfermagem: Contribuição para a formação de uma enfermagem que reafirme o compromisso do SUS com a universalidade, integralidade e equidade para todos os públicos. Descritores: Minorias Sexuais; Identidade de gênero; Cuidados de enfermagem
Referências: Referências: 1. Albuquerque GA, Garcia CL, Alves MJH, Queiroz MHT, Adami F. Homossesualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde em Debate. Rio de Janeiro, 2013. 37(98): 516-524. 2. Cavalcanti AC, Nascimento LC, Azevedo HH. Acolhimento nos serviços de saúde à população LGBT: uma revisão integrativa. 2016. |