1732 | ESTÁGIO DE VIVÊNCIA VER-SUS: FORMAÇÃO DE UMA NOVA ÓTICA POLÍTICA-SOCIAL POR ACADÊMICOS DA SAÚDE | Autores: Jaíne de Oliveira Dias (jainedeoliveiradias@hotmail.com) (Universidade Tiradentes de Alagoas) ; Marianny Medeiros de Moraes (Universidade Federal de Alagoas) ; Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Jessica de Melo Albuquerque (Universidade Federal de Alagoas) ; Igor Michel Ramos dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) |
Resumo: Introdução: O VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que acontece desde 2002, com foco na formação de trabalhadores para o SUS. O VER-SUS possibilita o despertar de uma visão ampliada do conceito de saúde, abordando temáticas sobre Educação Permanente em Saúde, quadrilátero da formação, aprendizagem significativa, interdisciplinaridade, Redes de Atenção à Saúde, reforma política, discussão de gêneros, movimentos sociais, questões que estão intrinsecamente relacionadas à saúde, ao SUS.¹ Objetivo: Relatar a importância do VER-SUS para uma formação política e social de acadêmicos da saúde. Metologia: estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o estágio de vivência do Projeto VER-SUS, por acadêmicas de enfermagem. As vivências aconteceram na cidade de Maceió em três níveis de atenção à saúde, em um terreiro de candomblé e em uma visita ao Congresso de Reforma Agrária. Resultados: o projeto VER-SUS tem iniciativa de incorporar na matriz curricular estímulos ético-políticos para formação de acadêmicos críticos, reflexivos, criativos para efetivar transformações voltadas ao Sistema Único de Saúde. As vivências e discussões se ampliam envolvendo dimensões: éticas, articulando dispositivos para formação de um profissional mais ético; política, potencializando a militância; humanística, trabalhando a valorização e quebra de paradigmas a grupos sociais estigmatizados. Conclusão: a formação extracurricular do VER-SUS contribui para o desenvolvimento crítico de profissionais que sejam militantes e comprometidos com a ética, humanizados e politicamente ativos por um SUS de qualidade. Contribuições para Enfermagem: o projeto contribui para formação de enfermeiros mais sensível e humano, agregados à ética, com o desejo aguçado de transformar o cenário da área da saúde, nitidamente arraigado ao sistema biomédico, a partir de iniciativas embasadas nas diretrizes do SUS. Descritores: Sistema Único de Saúde. Formação de Profissionais de Saúde. Integralidade em Saúde.
Referências: Ministério da Saúde (BR). Vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. |